Fundos imobiliários: IFIX termina dia em alta; HGLG11 e IRDM11 seguem por caminhos opostos

O IFIX, principal índice de fundos imobiliários da Bolsa, fechou o pregão desta segunda (24) em alta de 0,08%, aos 2.816,08 pontos. Os FIIs HGLG11 e IRDM11 chegaram ao fim do dia em lados opostos no mercado financeiro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Enquanto o terceiro maior ativo da carteira do IFIX caiu 0,86% e terminou o dia aos R$ 160,80, o quinto maior ativo cresceu 0,29% e fechou ao preço de R$ 78,36.

Confira as maiores altas e baixas dos FIIs hoje:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

FIIs de CRIs verão ‘tempos difíceis’ quando os juros baixarem?

Com uma eventual queda dos juros nos próximos meses, como ficarão os fundos imobiliários focados em Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs)? Na visão de Marcos Baroni, vice-presidente de FIIs da Suno Research, eventuais quedas nas cotas e nos rendimentos dependerão da dinâmica de cada ativo.

“Alguns FIIs de CRIs têm uma certa exposição ao CDI. Então, se os juros baixarem, possivelmente os rendimentos desses fundos também podem cair. Muitos dos fundos indexados à inflação estão descontados em relação ao seu valor patrimonial, justamente porque as pessoas estão fazendo essa comparação direta com os juros”, explica Baroni.

Segundo o especialista, para entender esse cenário, é necessário separar a resposta em duas partes. No caso dos FIIs indexados à inflação, se os juros caírem, “tendem a ter uma remarcação no valor patrimonial e mais atratividade, porque os juros não têm essa relação direta com a inflação”. Confira:

O que é o IFIX?

O objetivo do índice IFIX é ser o indicador do desempenho médio das cotações dos fundos imobiliários negociados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3. É composto pelas cotas de Fundos de Investimentos Imobiliários listados nos mercados de bolsa e de balcão organizado da B3.

Cotação do índice de fundos imobiliários na sexta (20)

Na quinta (20), o índice que monitora os principais fundos imobiliários da Bolsa fechou em alta de 0,18%, aos 2.813,94 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião