Governo de SP vai reduzir ICMS de alguns setores em 2022; Veja quais

O governo de São Paulo irá reduzir o Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) em alguns setores econômicos do estado a partir do 1º de janeiro de 2022. A informação foi divulgada pelo jornal Jovem Pan.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Sem o controle da inflação, tudo que nós estamos fazendo tem um impacto significativo, mas não será suficiente. O que reduzir proporcionalmente no custo por meio do ICMS teremos esse repasse aos consumidores”, disse a secretária de desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, ao jornal.

Os medicamentos os equipamentos de gás e petróleo, setores de genética animal, embarcações e transportes metropolitanos terão isenção do imposto. Já as seguintes categorias terão redução do ICMS nos produtos:

  • Sucos e bebidas naturais passam de 13,3% para 3%
  • Veículos usados passam de 3,8% para 1,8%
  • Veículos elétricos passam de 18% para 14,5%.

Em entrevista ao jornal, o secretário estadual Henrique Meirelles acrescentou que a alta da gasolina não é culpa dos estados, como o presidente Jair Bolsonaro tem mencionado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Quem sobe o preço ou desce é a Petrobras (PETR4), os Estados cobram um percentual fixo de ICMS, que não mudou nada. Quer dizer, quando a Petrobras sobre o preço da gasolina, do diesel, esse é o repasse que vai para bomba, o resto é desvio de assunto”, afirmou.

Doria irá reduzir ICMS de bares para 3,2%

Na semana passada, o governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), havia informado que iria reduziro ICMS do setor de bares e restaurantes. De acordo com o governador, a alíquota, que atualmente é de 3,69%, cairá para 3,2%.O setor foi um dos mais atingidos pelas medidas adotadas pelo governo do Estado para impedir a disseminação do novo coronavírus.

“A medida de redução do ICMS vai beneficiar cerca de 250 mil empresas, com economia de 15% em seu custo. Vamos impulsionar a recuperação desse segmento fortemente afetado pela pandemia. “, disse Doria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião