Ibovespa sobe 1,30% em sessão volátil marcada por noticiário político agitado

Mergulhado em volatilidade, o Ibovespa experimentou nesta quarta-feira (10) mais um pregão de alta, subindo 1,30%, a 112.776,49 pontos, em meio a cenário político agitado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Um dia após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o petista foi a público em seu primeiro discurso após ter os direitos políticos restabelecidos. Em evento no sindicato dos metalúrgicos, Lula disse que “se quiserem que a Bolsa cresça, que a economia cresça, é preciso garantir que o povo tenha emprego e renda, que eles precisam viver com dignidade”.

O mercado continua receoso diante da possibilidade de o ex-presidente voltar para concorrer nas eleições de 2022, acendendo uma chama populista em Jair Bolsonaro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Lula questionou o medo transparecido do mercado financeiro, ao mesmo tempo em que se manifestou contra a autonomia do Banco Central (BC) e a venda de ativos da Petrobras (PETR4).

Ainda no âmbito político,o Ibovespa acompanhou as negociações envolvendo a PEC Emergencial. A Câmara dos Deputados rejeitou na tarde desta quarta-feira um destaque de autoria do PT que derrubaria todos os gatilhos de congelamento de salários de servidores e outras despesas do governo, por 319 votos a 181 votos.

No cenário internacional, os mercados operam no azul após os dados de inflação nos Estados Unidos ficarem dentro das expectativas. O índice de inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) indicou alta anualizada de 1,7% em fevereiro. No mês, o aumento dos preços ficou em 0,4%.

Destaques corporativos

Gol (GOLL4) e CVC (CVCB3) estiveram entre as maiores altas do Ibovespa, acompanhando o otimismo dos investidores por conta das “notícias positivas sobre a vacinação no país tendo em vista o otimismo com possíveis parcerias privadas na vacinação”, avaliou a Ativa Investimentos.

Ao mesmo tempo, a corretora destacou que o impulso ao setor de varejo, que avançou na sessão de hoje em vista da aprovação da PEC Emergencial. O texto “reduz o risco fiscal e ajuda no fechamento da curva de juros, o que incentiva mais o consumo. Além disso, a aprovação da PEC emergencial significa também o retorno do auxílio emergencial, que foi um dos principais fatores que contribuíram para o setor no ano passado”. Via Varejo (VVAR3) e B2W (BTOW3) subiram ambas mais de 7%.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma alta de 0,65%, a 111.330,62 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião