Ibovespa fecha com alta de 2,7%, aos 118 mil pontos, após payroll e Copom; bancos, Petrobras (PETR4) e Itaúsa (ITSA4) sobem forte

O Ibovespa fechou com alta de 2,7% nesta sexta-feira (3), aos 118.159,97 pontos, no primeiro pregão após o Copom anunciar o terceiro corte seguido da taxa Selic. Na semana o índice acumulou ganhos de 4,3%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Os investidores também repercutem os dados do payroll dos EUA, divulgados durante a manhã. Entre as companhias, Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) sobem.

As ações preferenciais da Petrobras (PETR4) encerraram com alta de 1,05%, enquanto as ordinárias (PETR3) avançavam 0,68%. Os papéis ordinários da Vale (VALE3) também apresentaram alta de 1,32%.

Os bancos também subiram com força, em bloco: Santander (SANB11) ganha 2,06%, Itaú (ITUB4) valorizou 2,8%, Bradesco (BBDC4) tece alta de 4,94% e Banco do Brasil (BBAS3) salta 3,51%. A Itaúsa (ITSA4) teve alta de 3,6%.

Entre as maiores altas do Ibovespa, a liderança estava com Magazine Luiza (MGLU3), com avanço de 13%. Na ponta negativa, liderava a Suzano (SUZB3), com perdas de 0,82%.

No radar dos investidores

No radar dos investidores nesta sexta-feira, está o decisão unânime do Comitê de Política Monetária (Copom) da última quarta (1º) em cortar a taxa Selic pela terceira vez seguida. A taxa caiu para 12,25%, na sétima reunião do ano. A redução era amplamente aguardada pelo mercado.

No comunicado do BC que acompanha a decisão sobre a Selic, o Copom diz que antevê uma redução de mesma magnitude nas próximas reuniões. “Este é o ritmo apropriado de política contracionista necessária a processo desinflacionário”, diz o documento do Copom.

Também nesta sexta, o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos informou que a economia do País criou 150 mil empregos em outubro, em termos líquidos, segundo relatório payroll. O resultado do payroll ficou abaixo da mediana das expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, de 183 mil postos de trabalho.

O payroll mostrou, ainda, que a taxa de desemprego dos EUA subiu para 3,9% em outubro, ante 3,8% em setembro. A previsão era de que a taxa permaneceria em 3,8% no mês passado.

Maiores altas e baixas do Ibovespa

Dólar cai após divulgação dos dados de payroll

O dólar operava em baixa nesta sexta-feira, com investidores repercutindo o relatório de empregos dos EUA de outubro, o payroll.

Perto das 10h40, o dólar caía 1,35%, a R$ 4,88.

A queda do dólar hoje, após o resultado do payroll, corroboram as apostas crescentes do mercado de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode ter encerrado seu ciclo de aperto monetário, com os dados de emprego vindo abaixo do esperado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Bolsas asiáticas e europeias sobem nesta sexta-feira

As bolsas asiáticas fecharam em alta generalizada nesta sexta-feira (3), ainda sustentadas por esperanças de que os juros básicos dos EUA talvez não subam mais e após um ligeiro avanço em um indicador de atividade do setor de serviços chinês.

Liderando as bolsas asiáticas, o índice Hang Seng saltou 2,52% em Hong Kong, a 17.664,12 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi avançou 1,08% em Seul, a 2.368,34 pontos, e o índice Taiex registrou ganho de 0,68% em Taiwan, a 16.507,65 pontos.

Na China continental, o Xangai Composto subiu 0,71%, a 3.030,80 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto teve alta de 1,17%, a 1.875,00 pontos. O bom desempenho foi liderado por ações de empresas de robótica, após diretrizes oficiais para o desenvolvimento da indústria de robôs humanoides gerarem expectativas de incentivos do governo chinês.

Em Tóquio, não houve negócios devido a um feriado no Japão.

Além disso, pesquisa da S&P Global/Caixin mostrou que o PMI de serviços chinês avançou levemente em outubro, a 50,4, mantendo-se acima da barreira de 50 que indica expansão e contrastando com o PMI industrial, que está abaixo desse nível.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no azul nesta sexta, com alta de 1,14% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 6.978,20 pontos.

Bolsas europeias sobem levemente, apoiadas ainda por juros estáveis e balanços

As bolsas europeias operam majoritariamente em leve alta na manhã desta sexta-feira (3), ampliando ganhos recentes, ainda em meio a esperanças de que o ciclo de aperto monetário tenha chegado ao fim, após a manutenção de juros nos EUA e no Reino Unido, e também sustentadas por balanços corporativos.

O apetite por risco na Europa se mantém, após tanto o Banco da Inglaterra (BoE) quanto o Fed deixaram seus juros inalterados pela segunda vez consecutiva nos últimos dias. Na semana passada, o Banco Central Europeu (BCE) também manteve juros, em uma pausa que veio após 10 aumentos seguidos das taxas.

No meio da manhã, a atenção vai se voltar para o relatório de emprego dos EUA, o chamado payroll, que é fundamental para a perspectiva dos juros americanos.

Na zona do euro, a taxa de desemprego avançou para 6,5% em setembro, após tocar a mínima histórica de 6,4% no mês anterior, segundo pesquisa da Eurostat publicada nesta sexta. Já no Reino Unido, os PMIs de serviços e composto de outubro vieram melhores do que inicialmente estimado, dando força à libra, mas ainda abaixo da barreira de 50 que indica contração de atividade.

Da temporada de balanços, a BMW agradou com uma margem de lucro maior no segmento automotivo, e a ação da montadora de carros de luxo alemã saltou 3,5% em Frankfurt nesta sexta-feira. O papel do Société Générale, por sua vez, tinha avanço de 0,8% em Paris, após o banco francês divulgar lucro trimestral menor, mas acima do esperado.

Cotação do Ibovespa nesta quarta (01)

O Ibovespa terminou o pregão da última quarta-feira (1) em alta de 1,69%, aos 115.052,96 pontos.

*Com informações da Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião