Grana na conta

Ibovespa em alta com possível acordo comercial entre China e EUA no radar

O Ibovespa opera em alta nesta terça-feira (27) com acusação do presidente da Câmara dos Deputados, guerra comercial, BTG Pactual e Itaúsa no radar.

Por volta das 10h30, o Ibovespa registrava alta de 0,58% alcançando 96.986,84 pontos. O mercado está atento a uma possibilidade de trégua na guerra comercial. Além disso, segue no radar dos investidores o desdobramento das acusações contra Rodrigo Maia.

Rodrigo Maia é acusado na Operação Lava Jato

A Polícia Federal atribuiu na última segunda-feira (26) ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. As investigações envolvendo os parlamentares fazem parte da Operação Lava Jato.

Conforme o relatório da PF, Rodrigo Maia recebeu e solicitou repasses da Odebrecht. O vereador e ex-prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia (DEM-RJ), pai do deputado, também foi acusado de cometer os mesmos crimes.

A apuração foi estimulada pela delação de Luiz Eduardo da Rocha Soares, delator da empreiteira.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, estabeleceu um prazo de 15 dias para que a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, decida se apresentará a denúncia contra Maia.

Guerra Comercial

O presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou , na última segunda-feira (26), que a China tem a intenção de retomar e concluir o acordo comercial.

“A China ligou ontem à noite para o nosso principal representante e disse: ‘voltemos à mesa’, então voltaremos à mesa. Acho que eles querem fazer alguma coisa. Acho que vamos ter um acordo”, disse o presidente americano Donald Trump.

Além disso, o principal negociador chinês, Liu He, afirmou estar disposto a “resolver o problema com calma por meio de consultas e cooperação”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

Itaúsa

De acordo com a estatal petrolífera, Petrobras, a holding brasileira, Itaúsa, apresentou a melhor oferta vinculante para adquirir a Liquigás. A petrolifera informou que a próxima etapa é a fase de negociações.

Segundo fontes próximas à Petrobras, a oferta do Itaúsa teve um valor aproximado de R$ 3,5 bilhões. Além disso, as fontes disseram que outro dois grupos apresentaram proposta, o fundo Mubadala e a Consigaz.

Saiba Mais: Itaúsa afirma que eventual aquisição da Liquigás não tem efeito significativo

Na última segunda, a Itaúsa informou que uma eventual aquisição da Liquigás não trará efeito significativo em seus resultados no “exercício social”

BTG Pactual reportou queda de 18%

As ações do banco BTG Pactual (BPAC11) registraram uma forte queda na última segunda. Os papéis do banco de investimento perderam cerca de 18,48% no fechamento  Bolsa de Valores de São Paulo (B3) após registrarem um pico de queda de cerca de 28% às 16h.

Entre as razões dessa queda das ações do BTG Pactual estão novos desdobramentos da operação da Polícia federal, realizada na última sexta-feira (23). Naquela ocasião, o presidente do banco de investimento, André Esteves, foi alvo de um mandato de busca e apreensão em sua residência.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na segunda-feira (26), o Ibovespa encerrou em queda de -1,27%, a 96.429,60 pontos.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião