Ibovespa tem forte queda e dólar sobe após bom humor de ontem e acusações a Bolsonaro

Depois de um dia de fortes altas ontem, em que o Ibovespa tocou em 80 mil pontos e o dólar ficou abaixo de R$4 pela primeira vez desde o começo de agosto, o cenário agora é de correção. O Ibovespa abre, no momento da redação (10h27) a 79.137 pontos, uma variação de -1,08%, enquanto o dólar é cotado a R$4,02 numa alta de 0,21%.

Os movimentos podem estar digerindo a última controvérsia eleitoral, a denúncia da Revista Veja contra Jair Bolsonaro (PSL). A matéria de capa desta semana aponta para um processo da ex-mulher que indica que o candidato escondia bens, tinha renda inexplicada, furtou um cofre e era agressivo com a mulher.

O mercado também reage à pesquisa XP/Ipespe, que mostra estagnação de Bolsonaro em 28% das intenções de voto e crescimento de 5 pontos de Fernando Haddad (PT), para 21%. No segundo turno, há empate técnico, mas o petista aparece à frente numericamente pela primeira vez, por 43% a 39%. Atenção ainda para a pesquisa Datafolha, que entrevista mais de 9000 pessoas e será lançada às 20h40 no Jornal Nacional, da Globo.

Na Ásia, a maioria das bolsas encerrou o pregão em alta. A guerra comercial entre os EUA e a China ainda preocupa, no entanto. Donald Trump acusou Pequim de usar a política econômica para interferir nas eleições do legislativo dos EUA, em novembro.

Na Europa, as bolsas recuam, e o petróleo WTI é cotado em alta.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião