Ibovespa fecha em baixa, com investidores cautelosos em relação as eleições presidenciais

O Ibovespa fechou o pregão, desta terça-feira, em queda, com os investidores cautelosos com o mercado externo e atentos a nova pesquisa eleitoral sobre a preferência dos eleitores dada as dúvidas ligadas à corrida eleitoral no país.

O índice  fechou com desvalorização de 1,9%, a 74.715,90 pontos, o menor fechamento desde 11 de julho, quando terminou o dia com 74.393,55. Após o feriado nos Estados Unidos de ontem, hoje o volume financeiro foi muito maior, R$ 7,9 bilhões.

Os preços do petróleo que tiveram leve alta ao longo do dia, fechou em queda, depois que a agência de segurança a proteção ambiental americana informar a chegada da tempestade Gordon. O fenômeno resultou na evacuação de 7,9% das plataformas não tripuláveis do Golfo do México e paralisou o abastecimento de 9,2% e 9,1% da produção total de petróleo e gás natural da região, respectivamente.

No cenário político nacional, o destaque foi a denúncia feita pelo Ministério Público contra o candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, por corrupção. As alegações são que o ex-prefeito de São Paulo recebeu mais de R$ 2 milhões da empreiteira UTC Engenharia.

Os olhos dos investidores estão também para a pesquisa IBOPE, que deve ser divulgado hoje à noite, a primeira sem a presença do candidato do PT, Lula.
Os destaques da bolsa foram a Petrobras, que reverteu as perdas nas desvalorizações dos papeis de ontem, ignorando a alta do petróleo do mercado externo. Empresas atreladas as exportações mantiveram os ganhos com a alta do dólar.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião