Ibovespa desaba 3,8% com aumento do risco político; Via (VIIA3) despenca 9%

O Ibovespa derreteu 3,78% nesta quarta-feira (8), recuando aos 113.412,84 pontos, em meio ao aumento da percepção de risco um dia após os discursos de desobediência judicial do presidente da República Jair Bolsonaro no feriado do Dia da Independência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O clima de cautela após as manifestações do 7 de Setembro, somado ao viés negativo do exterior, pesou sobre o Ibovespa hoje. As manifestações contaram com novos ataques de Jair Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) e acirraram as tensões entre os Poderes. O presidente disse que não vai obedecer determinações do ministro Alexandre de Moraes. Também mencionou o presidente da Corte Luiz Fux em tom de enfrentamento.

Fux respondeu nesta quarta (8) com discurso firme. Citou “falas com atitudes messiânicas” e alertou. “O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional.”

Com o clima de tensão, o temor é de que as investidas do presidente contra o STF possam colocar uma pedra na complicada situação econômica do País e jogar por terra a pauta reformista. “O mercado reage mal às possíveis consequências das manifestações ontem de apoio ao presidente Jair Bolsonaro,” comentou André Perfeito, economista-chefe da Necton. “O receio hoje no mercado é fr que as reformas irão simplesmente parar tanto na Câmara quanto no Senado.”

Movimentação do Ibovespa hoje

O ambiente político refletiu na cotação da Eletrobras (ELET3), que afundou mais de 9% hoje devido às preocupações de que a hostilidade possa afetar o processo de privatização da estatal.

Os papéis de varejistas também sofreram por causa da cautela diante da ofensiva de Jair Bolsonaro. Americanas (AMER3) e Via (VIIA3) ficaram entre as maiores baixas do Ibovespa, com a abertura da curva de juros.

Entre poucas altas, o destaque ficou com as ações da Localiza (RENT3) e da Unidas (LCAM3). As locadoras de carros dispararam 8% e 7%, respectivamente, depois de o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar a fusão.

Ibovespa desaba 3,8% com aumento do risco político; Via (VIIA3) despenca 9%
Ibovespa hoje. Foto: Reprodução Status Invest

Maiores altas do Ibovespa 

As maiores altas do Ibovespa no dia de hoje foram:

Maiores baixas do Ibovespa 

As maiores baixas do Ibovespa no dia de hoje foram:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Notícias que movimentaram a bolsa de valores 

  • Cade recomenda aprovação da fusão Localiza-Unidas
  • Presidente do STF e da Câmara reagem a declarações de Bolsonaro
  • Via investe em startups

Parecer do Cade recomenda aprovação da fusão Localiza-Unidas mediante remédios

A Superintendência-Geral do Cade emitiu parecer na noite desta segunda-feira (6) recomendando a aprovação da fusão entre Localiza e Unidas mediante remédios.

Segundo o documento, o ato de concentração “gera riscos relevantes para o ambiente competitivo no mercado de locação de veículos (RAC)”, principal negócio da Localiza.

Agora, a compra da Unidas pela Localiza segue para ser avaliada pelo Tribunal do Cade, com prazo até os primeiros dias de janeiro de 2022.

De acordo com investigações da própria autarquia, a união entre Localiza e Unidas poderia resultar em uma concentração de mercado, no RAC, de aproximadamente 70%. Conforme o parecer, os mercados afetados pela operação são, além do RAC, gestão e terceirização de frotas (GTF) e venda de veículos usados no atacado e varejo (seminovos). “A presente operação acarreta sobreposições horizontais em todos os mercados indicados.”

Presidentes do STF e da Câmara reagem às declarações de Jair Bolsonaro

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, disse hoje que a Corte não vai aceitar ameaças à sua independência e ao cumprimento de suas decisões

“Ofender a honra dos ministros, incitar a população a propagar discursos de ódio contra a instituição do Supremo Tribunal Federal e incentivar o descumprimento de decisões judiciais são práticas antidemocráticas, ilícitas e intoleráveis, em respeito ao juramento constitucional que fizemos ao assumirmos uma cadeira na Corte”, afirmou.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou que a Casa vai se posicionar como ponto de pacificação entre Judiciário e Executivo. Lira disse também que não há mais espaço para radicalismos e excessos e que a Câmara está aberta a conversas e negociações para diminuir o atrito entre os Poderes.

“A Câmara dos Deputados apresenta-se hoje como um motor de pacificação. Na discórdia, todos perdem, mas o Brasil e a nossa história têm ainda mais o que perder. Nosso país foi construído com união e solidariedade e não há receita para superar a grave crise socioeconômica sem estes elementos”, disse Lira.

Via (VIIA3) investe em 3 startups de serviços financeiros por meio da Via Next

A Via, ex-Via Varejo, iniciou seu programa Via Next por meio de três investimentos minoritários em startups. São elas: GoPublic, Poupa Certo e byebnk.

O Via Next é o programa de conexão com startups inovadoras da dona das Casas Bahia com a Distrito, anunciado durante o Via Investor Day, realizado em abril de 2021. O objetivo do programa é acelerar a transformação digital da varejista e promover soluções para melhorar a experiência do cliente.

“Além de buscar startups para resolver desafios específicos de negócio, faz parte da estratégia do ViaNext investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos, por meio de seu Corporate Venture Capital (CVC)”, informa a empresa em fato relevante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Desempenho dos principais índices 

Além do Ibovespa, confira o fechamento dos principais índices da bolsa hoje:

  • Ibovespa hoje: -3,78% / 113.412,84
  • IFIX hoje: -0,65% / 2.715,09
  • IBRX hoje: -3,64% / 48.681,88
  • SMLL hoje: -4,24% / 2.681,57
  • IDIV hoje: -4,15% / 6.407,93

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda com uma alta de 0,80%, aos 117.868,63 pontos.

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião