Via (VIIA3) investe em 3 startups de serviços financeiros por meio da Via Next

A Via (VIIA3), ex-Via Varejo, anunciou nesta quarta-feira (08) que iniciou seu programa Via Next por meio de três investimentos minoritários em startups. São elas: GoPublic, Poupa Certo e byebnk.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O Via Next é o programa de conexão com startups inovadoras da dona das Casas Bahia com a Distrito, anunciado durante o Via Investor Day, realizado em abril de 2021.

O objetivo do programa é acelerar a transformação digital da varejista e promover soluções para melhorar a experiência do cliente.

“Além de buscar startups para resolver desafios específicos de negócio, faz parte da estratégia do ViaNext investir até R$ 200 milhões em startups pelos próximos 5 anos, por meio de seu Corporate Venture Capital (CVC)”, informa a empresa em fato relevante.

Para o analista da Guide Investimentos, Luis Sales, o movimento é positivo para a varejista e deve melhorar sua competitividade no setor.

“Os investimentos em tecnologia são importantes para a Via em seu processo de digitalização, principalmente por conta do aumento da competitividade que vem acontecendo no setor de varejo/e-commerce no Brasil”, escreve em relatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O que fazem as startups

GoPublic

A Via destaca que a empresa oferece serviços para facilitar a jornada de crédito e pagamentos por meio de tecnologia SaaS (software as a service).

O foco da startup é no comportamento do cliente e no fluxo do crédito, com maior eficiência no uso de dados e de algoritmos de alta precisão. O monitoramento e a cobrança feita pela GoPublic são integrados, combinado com as soluções de meios de pagamentos.

Poupa Certo

É uma plataforma de gestão e educação financeira que opera por meio da experiência digital. De acordo com a Via, a startup utiliza estratégias de gamificação e jornadas de educação financeira customizadas.

A Poupa Certo tem operações em diversos países da  América Latina, como Peru, Chile, Guatemala e México, e “está 100% alinhada com o propósito de inclusão financeira e aumento da competitividade endereçados pelas agendas do Open Banking, diz fato relevante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

bybnk

É uma plataforma de gestão de investimentos em criptomoedas, que está ampliando sua atuação para possibilitar aos clientes a realização de investimentos em ativos tradicionais. “Além da gestão de investimentos, a byebnk também tem como propósito oferecer serviços de educação financeira aos brasileiros”, conclui a Via.

Ultima cotação da Via

No começo das operações desta quarta-feira (08), a cotação da Via abriu em queda de 2,21% no Ibovespa, com as ações VIIA3 negociadas a R$ 9,73.

Nos últimos 12 meses, as ações da Via desvalorizaram 47,38% na bolsa de valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião