Ibovespa abre em leve alta, a 104.082 pontos; vacina contra Covid-19 no radar

O Ibovespa abriu em alta nesta terça-feira (10), sustentando a tendência otimisma desta semana, impulsionada pela vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e notícias sobre a potencial vacina da Pfizer e BioNTech contra o novo coronavírus (Covid-19), que apresenta 90% de eficácia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A cotação do Ibovespa, por volta das 10h25, avançava 0,57%, para 104.143 pontos. O mercado brasileiro ainda reflete o otimismo global com as notícias sobre a vacina da Pfizer e da BioNTech.

A notícia foi divulgada pelas empresas como um “grande dia para a ciência e para a humanidade”. De acordo com o comunicado, nenhum problema de segurança na vacina havia sinalizado até então. Com base em projeções, as farmacêuticas declararam que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo as fabricantes, nenhum problema de segurança na vacina havia sinalizado até então. Com base em projeções, as empresas declararam, em comunicado, que pretendem fornecer 50 milhões de doses no mundo em 2020 e até 1,3 bilhão em 2021.

Também na última segunda-feira (9), o governador de São Paulo, João Doria, disse que as primeiras doses do Coronavac, vacina que está sendo desenvolvida junto ao laboratório chinês Sinovac, chegarão ao Brasil em 20 de novembro. Segundo ele, seis milhões de doses do medicamento estarão disponíveis no estado até dezembro.

No entanto, mais tarde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a pausa nos testes da vacina chinesa, em função do registro de um “evento adverso grave”, em especificar o ocorrido. O governo de São Paulo disse que foi comunicado da decisão pela imprensa.

Ainda no âmbito das eleições nos Estados Unidos, a divisão entre democratas e republicanos deve ser mantida no Congresso. O Senado deve parmanecer sob controle republicano, enquanto a Câmara é liderada pelos democratas, por uma pequena diferença.

Essa situação é bem vista pelos investidores das big techs, uma vez que o partido de Joe Biden não poderá aprovar, de forma unilateral, leis como aumento de impostos sobre grandes empresas ou regulamentação e divisão das companhias do setor.

No front político interno, chama atenção a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Em entrevista à CNN Brasil, o deputado disse que, sem reformas, o Brasil “explode” e o dólar vai a R$ 7.

“O Brasil vai explodir em janeiro se as matérias não forem votadas, o dólar vai a R$ 7,00, a taxa de juros de longo prazo vai subir“. Segundo o presidente, as propostas não andam porque a esquerda emperra por um motivo, e a base por outras razões. Hoje, o ministro Paulo Guedes disse que acordos políticos no Congresso estão impedindo privatizações.

Mercados internacionais

Confira o desempenho dos principais índices acionários no exterior, além do Ibovespa agora:

  • Nova York (S&P 500) futuro: -0,30%
  • Londres (FTSE 100): +1,23%
  • Frankfurt (DAX 30): +0,24%
  • Paris (CAC 40): +0,94%
  • Milão (FTSE/MIB): -0,11%
  • Hong Kong (Hang Seng): +1,10% (fechada)
  • Xangai (SSE Composite): -0,40% (fechada)
  • Tóquio (Nikkei 225): +0,26% (fechada)

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última segunda-feira com uma alta de 2,57%, a 103.515,16 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião