Ibovespa cai 0,49% pressionado por bancos e fecha semana no negativo; Embraer (EMBR3) sobe 5%

Apesar do salto do minério de ferro, o qual empurrou ações ligadas à commodity, o Ibovespa hoje recuou 0,49%, 129.441,03 pontos, pressionado por bancos e empresas da economia real.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O movimento reflete a expectativa de alta da taxa Selic, enquanto o mercado aguarda a Super Quarta, quando acontecerá a próxima reunião do Comitê de Políticas Monetárias (Copom). No acumulado semanal, o Ibovespa caiu 0,53%.

“O mercado ajustou posições para um ajuste mais agressivo de política monetária do Copom. Para a decisão da semana que vem, não há mudanças. O ajuste está no tempo de ajuste que deve ser mais prolongado, com as mesmas altas de 0,75 ponto percentual, porém chegando agora perto de 6%,” disse João Beck, economista e sócio da BRA. “Mais uma vez, o mercado vai observar a retirada (ou não) do texto do Copom a frase “ajuste parcial.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O aumento dos juros é especialmente negativo para as administradoras de shoppings, as quais afundaram nesta sexta-feira (11), depois de forte valorização na semana passada.

A Ecorodovias (ECOR3) também encolheu neste pregão após a concessionária confirmar uma oferta subsequente de ações (follow-on) para reforçar o caixa e financiar gastos com concessões e projetos.

As altas do Ibovespa foram lideradas pelos papéis da Embraer (EMBR3). A fabricante de aviões alongou os ganhos de ontem, quando informou que sua startup de “carros voadores” Eve Urban Air Mobility e a Zanite Acquisition negociavam uma fusão

Em seguida, apareceu novamente a BRF (BRFS3). A empresa subiu depois da coluna de Lauro Jardim, nO Globo, reportar que a JBS (JBSS3) deve “avançar sobre o controle” da empresa de carne aviária.

Destaques corporativos

A Arezzo (ARZZ3) comprou a marca de streetwear BAW Clothing, que só vende online, tem como público-alvo as pessoas de 20 a 30 anos e conta com a divulgação de grandes influenciadores digitais através de suas redes sociais. A operação saiu por R$ 105 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na madrugada de ontem, a B3 (B3SA3) disse ter identificado problemas técnicos em sua área de tecnologia, acarretando em atraso na reconciliação de posições realizadas.

Os problemas afetaram as posições e saldos de pessoas físicas e fundos de investimento, não refletindo em tempo real as operações realizadas em Bolsa na véspera. A área técnica das corretoras atingidas passou as últimas horas em contato com a TI da B3 procurando corrigir os erros.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última quinta com uma alta de 0,13%, para 130.076,17 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião