Ibovespa avança 0,70% em dia de volume fraco no mercado

O Ibovespa deixou os ruídos da política interna de lado e, em ritmo de final de ano com volume reduzido, encerrou o dia com ganhos e de volta aos 116 mil pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) foi empurrado para cima pelas ações de bancos e pela Petrobras. O Ibovespa subiu 0,7% para 116.636 pontos.

O resultado de hoje ainda não compensou as perdas do começo da semana. Ontem, o Ibov recuou 1,86% com o ambiente internacional arisco após nova cepa do coronavírus despertar temor nos investidores internacionais. No mês, o Índice Bovespa sobe 7,11%.

O ambiente externo foi marcado por um sentimento de aversão ao risco, com a valorização do dólar e do iene japonês. Os investidores avaliam os lockdown mais restritos no Reino Unido e o impacto na economia das limitações à economia e à movimentação de pessoas na Europa. Nos EUA, o pacote fiscal de quase US$ 900 bilhões ainda aguarda sanção do presidente Donald Trump.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No mercado doméstico, o IPCA-15 veio abaixo das expectativas do mercado, apesar de mostrar o maior número para o mês em quatro anos. A prévia da inflação oficial veio com alta 1,06% no período de 30 dias. Os investidores gostaram do número que corrobora a visão do Banco Central de que a alta da inflação deverá ser limitada e temporária.

Segundo Ariovaldo Ferreira, gerente de renda variável da Commcor, os últimos pregões do ano estão sendo marcados por uma postura mais pragmática do investidor, que procura boas oportunidades de ganho para os próximos meses, em meio às incertezas do cenário. E entre essas oportunidades estão papéis considerados atrasados. Não à toa que o setor financeiro liderou os ganhos hoje, afirma.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“Enquanto alguns papéis estão ‘devendo’ em 2020, como é o caso dos bancos, outros estão com ‘sobra’, como alguns papéis de varejo. A ideia de muitos investidores é fazer a troca entre papéis que andaram melhor e os que estão atrasados e têm potencial de recuperação”, afirma o gerente.

O destaque do dia dos papéis que Ibovespa foi o setor financeiro, com alta de +2,35% nas units do Santander (SANB11) e de +2,03% as ações do Bradesco (BBDC4). As ações da Petrobras recuperaram das perdas de ontem, com valorização de 1,02% na PETR3 e de 0,96% na PETR4, deixando de lado novo recuo no preço do petróleo. Entre as principais altas, ficaram com as ações de celulose, com Suzano (SUZB3) avançando +4,45% e a Klabin (KLBN11), +3,49%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião