Balanços da semana

Ibovespa avança 0,67% com exterior e Petrobras (PETR4)

O Ibovespa hoje fechou em alta de 0,67%, chegando a 129.264,96 pontos, em linhas com os índices no exterior, impulsionado por ações ligadas a commodities.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Ibovespa seguiu reagindo às decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) e do Federal Open Market Committee (Fomc). O Boletim Focus desta semana elevou a projeção para a taxa básica de juros (Selic), assim como para a inflação e ao Produto Interno Bruto (PIB).

“O mercado digere como positivo uma postura mais responsável com a inflação dos dois bancos centrais, disse João Beck, economista e sócio da BRA. “Boletim Focus deu um tom positivo nas mesas, principalmente por causa de uma sinalização de inflação mais baixa.”

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O destaque da sessão ficou com o papel da Petrobras (PETR4), o qual avançou acompanhado a valorização do petróleo no exterior. A alta de ativos ligados a commodities ajudou a reduzir a disparidade entre o desempenho do Ibovespa e o otimismo em Wall Street, avaliaram Walter Fogolin Filho, head de Produtos da InvestSmart, e Gustavo Barbosa, responsável de Fundos da mesma instituição.

As ordinárias do Pão de Açúcar (PCAR3) lideraram os ganhos do pregão, em função de rumores de que Michael Klein teria começado a montar posição na varejista de olho na compra da participação do controlador Casino.

Paralelamente, a Cogna (COGN3) subiu, junto com o setor educacional, impulsionada pela tese de reabertura econômica.

“Mercado parece, por ora, não acreditar em uma terceira onda, mesmo com dados recentes de aumento marginal de contaminação e morte em algumas cidades. Na atual fase das vacinas e considerando exemplos de outros países, é improvável que ocorra”, ponderou João Beck.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na ponta negativa, os holofotes ficaram sobre Cemig (CMIG4) e EDP Brasil (ENBR3) em meio à crise hídrica, que impactava negativamente papéis de geradoras e distribuidoras.

Última cotação do Ibovespa

Da mesma forma que o Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última sexta-feira (18) com uma alta de 0,27%, para 128.405,35 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião