Ibovespa fecha dia com valorização de 1,6% e tem a melhor semana desde janeiro

O Ibovespa fechou a semana em alta, com os investidores refletindo a última pesquisa eleitoral publicada pela XP/Ipespe, na qual Jair Bolsonaro (PSL) continua na liderança, seguido por Fernando Haddad (PT) que sobe a cada semana. A somatória semanal do índice do Ibovespa teve o melhor rendimento desde janeiro.

O índice fechou o dia de hoje com valorização de 1,6%, a 79.314 pontos, acumulado um total de 5,15% de ganhos semanais. O dólar comercial, por sua vez, caiu 0,59% cotado a R$ 4,0477 na venda. A desvalorização da moeda americana para o Real na semana foi de 2,9%.

Faltando 16 dias para o primeiro turno das eleições a pesquisa da XP/Ipespe mostra Bolsonaro aparecendo com 28% das intenções de voto. Em segundo lugar, Fernando Haddad (PT) tem 16% – no caso de ser citado como “apoiado por Lula”, ganha um ponto percentual. Ciro Gomes (PDT) aparece com 11% das intenções, contra 7% de Geraldo Alckmin (PSDB) e 6% de Marina Silva (Rede), empatada com os que “não sabem”.

João Amoêdo (Novo) e Álvaro Dias (Podemos) têm 3% das intenções de voto cada, e Henrique Meirelles (MDB) aparece com 2%. Cabo Daciolo (Patriotas) tem 1%, e os demais não pontuaram.

No cenário de voto espontâneo, Lula ainda aparece com 7% das intenções de voto, apesar de oficialmente não poder mais concorrer à presidência.

O Petróleo conseguiu segurar os ganhos e o patamar de  U$ 70 pelo terceiro dia consecutivo. Entretanto a sessão continuou volátil, como ontem, após Donald Trump pedir que a OPEP diminua o preço da commodity.

Enquanto isso na Europa as bolsas fecharam em alta após alta desvalorização da libra. A moeda britânica está volátil nos últimos dias a espera de um desfecho no divórcio entre Reino Unido e União Europeia. Entretanto, o baixo valor da moeda faz com que as empresas de exportação britânica tenha bons ganhos e consequentemente trazendo ganhos para a Bolsa de Londres

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião