Ibovespa abre em alta de olho nos estímulos à economia chinesa e nas prévias do Focus

O Ibovespa abre o mercado em alta nesta segunda-feira (17) com uma nova prévia do PIB e do IPCA no Boletim Focus, além de novidades sobre medidas de estímulos contra o coronavírus na China

Por volta das 10h31, o Ibovespa variava positivamente 0,35%, a 114.779,25 pontos. O mercado está atento ao desdobramento das informações sobre um pacote de novas medidas para estimular a economia na China e fazer frente aos impactos do coronavírus.

Estímulos à economia chinesa

O ministro de Finanças da China, Liu Kun, publicou um artigo, na revista do Partido Comunista do país asiático, dizendo que Pequim estuda cortar impostos para as companhias, além da ideia de injetar mais US$ 1,1 bilhão no sistema financeiro.

Veja também: Dólar inicia a semana em alta com estímulos do BC chinês no radar

O banco central da China também cortou a taxa de juros sobre seus empréstimos de médio prazo nesta segunda-feira (17). O objetivo também é aliviar a pressão exercida contra as empresas que estão sendo prejudicadas pelo surto de coronavírus (Covid-19).

Prévia do PIB, segundo Focus

Os especialistas das 100 principais instituições financeiras do mercado brasileiro, que contribuem para a elaboração do Boletim Focus, diminuíram a previsão do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2020 de 2,30% para 2,23%. Há quatro semanas, no entanto, as previsões dos especialistas, no Boletim Focus, para o crescimento do PIB deste ano era maior, de 2,31%.

Coronavírus

A Comissão Nacional de Saúde da China revisou o número total de mortos na epidemia coronavírus (Covid-19). De acordo com as autoridades chinesas, o número total de vítimas fatais subiu para 1.765 na China. Além disso, já são 69.500 pessoas infectadas pelo vírus e mais de 2 mil novos casos diagnosticados nas últimas 24 horas. Em contrapartida, nesse mesmo intervalo, outras 1,3 mil pessoas receberam alta hospitalar na China.

Neste fim de semana, a primeira morte por coronavírus na Europa foi registrada. Na França, um turista chinês de 80 anos da cidade de Hubei, epicentro da epidemia, faleceu em decorrência do vírus.

Última cotação do Ibovespa

Na última sessão, na sexta-feira (14), o Ibovespa encerrou em queda de  1,11%, a 114.380,71 pontos.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião