Ibovespa abre em queda com mercado de olho no exterior

O Ibovespa iniciou a quinta-feira (06) em queda. Às 10h59, o indicador registrava 88.193,85 pontos, caindo 0,95%.

Na sessão anterior, o Ibovespa fechou com alta de 0,47% a 89.039,79 pontos.

No Brasil, as atenções voltam-se à reforma da Previdência do governo Bolsonaro. Já no cenário externo, a tensão aumenta entre EUA e China. O mercado fica alerta para a reunião da Opep.

Cenário Interno

  • Reforma da Previdência: as atenções voltam-se ao presidente eleito Jair Bolsonaro que afirmou na terça-feira que a reforma poderia ser fatiada, sendo iniciada pela setor público. O futuro ministro da Economia Paulo Guedes salientou ontem (05) a necessidade da reforma, e Bolsonaro afirmou que a mesma será votada no Congresso Nacional no 1º semestre de 2019.
  • Agência Nacional de Transportes: segundo apuração do Estadão, Jair Bolsonaro pretende condensar a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Agência Nacional de Aviação (ANAC) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) em apenas uma: a Agência Nacional de Transportes.

Saiba mais – Bolsonaro diz que reforma da Previdência pode ser fatiada 

Cenário Externo

  • EUA x China: os EUA pediram a prisão da diretora financeira e filha do fundador do grupo Huawei ontem no Canadá. Segundo o governo norte-americano, a chinesa é suspeita de violar sanções impostas pelos EUA ao Irã.
    A China pediu explicações a Washinton e Otawa pelo ocorrido.
    O mercado preocupa-se com a trégua na guerra comercial estabelecida na cúpula do G20 no último fim de semana.
  • Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP): a reunião da Opep tem início hoje e encerramento amanhã (07). Liderados pela Rússia, os países vão discutir a crise do setor em Viena.
    O ministro da Energia da Arábia Saudita recomenda corte de 1 milhão de barris por dia. Já o painel de economistas da Opep estima que 1,3 milhão seria um valor mais eficaz. Por fim, analistas do Credit Suisse recomendam o corte de 1,5 milhão de barris por dia.
    Com estas medidas sendo debatidas, a commodity perdeu 4% nesta manhã no Ibovespa.

Saiba mais – Catar deixará a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) 

Os destaques positivos do Ibovespa de hoje são as ações TAEE11, MRVE3 e
BBSE3. Entre os negativos estão GOAU4, ELET6, CSAN3, ECOR3, PETR4

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião