Huawei passará a cobrar royalties por tecnologia 5G

A Huawei passará a cobrar royalties dos fabricantes de smartphones que usarem sua tecnologia 5G. A informação foi revelada pela empresa nesta terça-feira (16).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A companhia disse que cobrará “uma porcentagem razoável de royalties sobre o preço de venda do smarthphone e um teto de royalties por unidade” de US$ 2,50 para aparelhos capazes de utilizar a tecnologia 5G. O anúncio ocorre em meio à tentativa da Huawei em ampliar suas fontes de receita, enquanto é penalizada por sanções norte-americanas em outras partes do seu negócio.

Essa não será a primeira vez que a gigante da tecnologia chinesa opera desta forma. A empresa já chegou a cobrar royalties da Apple (AAPL34), por exemplo. Com base nas informações divulgadas, especialistas avaliam que o valor a ser cobrado pela Huawei é inferior em comparação a concorrentes, como a Nokia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Como funciona o processo para cobrança de royalties

Quando uma nova geração de tecnologia para smartphones é criada, determinados padrões globais precisam ser estabelecidos. Esses padrões referem-se a protocolos, especificações técnicas e design que permitem a funcionalidade das redes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Companhias especializadas como Huawei contribuem para o processo de desenvolvimento de padrões. Com isso, essas empresas desenvolvem tecnologias que, posteriormente, são patenteadas. As patentes, essencial para o funcionamento da nova tecnologia, são consideradas uma “patente essencial padrão” ou SEP, na sigla em inglês.

Se, por exemplo, um fabricante de smartphones deseja lançar um aparelho com tecnologia 5G, provavelmente precisará usar os SEPs de uma ou mais dessas empresas. Desta forma, há a cobrança de royalties pela criadora do padrão essencial.

Atualmente, a Huawei possui mais de 3 mil famílias patentes relacionadas à tecnologia 5G. Nenhuma outra empresa detém tantas patentes declaradas, segundo a análise da organização de pesquisa de propriedade intelectual GreyB. Famílias de patentes são grupos de patentes semelhantes ou iguais registradas em diferentes localidades.

De acordo com a consultoria, estima-se que aproximadamente 18,3% dessas famílias de patentes da Huawei são SEPs em uso, mais do que qualquer outra companhia no planeta. No passado, a empresa não era muito agressiva em royalties ou litígios, mas isso pode mudar com os entraves estadunidenses.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião