Harry Markowitz, teórico do portfólio de investimentos, morre aos 95 anos

O autor da teoria Moderna de Portfólio e vencedor do Prêmio Nobel de Economia, Harry Markowitz faleceu na última quinta-feira (22). A notícia só foi a público neste domingo (25).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O falecimento aconteceu em San Diego, nos Estados Unidos. Harry Max Markowitz tinha 95 anos. Sua assistente Mary McDonald informou que ele foi vítima de uma infecção generalizada após uma pneumonia e estava internado em um hospital de San Diego, na Califórnia.

A Teoria Moderna de Portfólio de Harry Markowitz

Ganhador do Prêmio Nobel de ciências econômicas pela sua conquista, a Teoria Moderna de Portfólio (TMP) de Markowitz foi publicada em 1952 em sua dissertação “Portfolio Selection”. À época, o raciocínio do economista foi revolucionário na maneira de pensar em investimentos.

Antes da TMP, investidores apenas seguiam a lógica de comprar ações baseando-se nas companhias que pareciam ser mais promissoras. Mas através de uma prova matemática avançada, com codificações e quantificações, ele apresentou a correlação entre risco e retorno.

Markowitz conseguiu de forma empírica comprovar que existem carteiras com os maiores retornos possíveis para certos níveis de volatilidade (considerada como medida de risco). Com isso, seus estudos focaram sobretudo em encontrar qual seria a melhor maneira de criar uma carteira com o maior retorno e o menor risco possível.

Essas carteiras estão presentes na chamada “fronteira eficiente“. Ou seja, todas as carteiras presentes nesse estágio possuem uma relação interessante de risco e retorno e são otimizadas pela teoria de Markowitz.

A partir de seu teorema, foi possível pensar na importância da diversificação de ativos e como existe uma dependência maior na relação entre as ações do que no risco individual das ações e ativos.

Sob esta ótica, Harry Markowitz marcou gerações de investidores e especialistas que até hoje estudam a bolsa de valores e outras instituições avaliando a importância de não centralizar seu portfólio em apenas uma empresa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião