Haddad se reúne com banqueiros e quer cortar juros do cartão de crédito rotativo

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu com banqueiros e representantes de entidades do setor par discutir formas de reduzir o patamar atual dos juros do cartão de crédito rotativo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo Haddad, será criado um cronograma para balizar um estudo sobre o assunto, e a discussão deve envolver a autoridade reguladora – o Banco Central (BC).

A discussão envolveu “quatro ou cinco CEOs”, segundo o ministro. Entre eles estão:

  • O presidente do Bradesco (BBDC4), Octavio de Lazari
  • O presidente do Itaú (ITUB4), Milton Maluhy
  • O presidente do Santander (SANB11), Mario Leão
  • A CGO do Nubank (NUBR33), Cristina Junqueira

Além disso, estava presente o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, e o presidente da Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF), Rodrigo Maia.

“Vamos entregar um cronograma de apresentação de um estudo. Eu pedi celeridade, porque é uma preocupação do presidente Lula. Eles pediram para envolver o Banco Central, em virtude da regulação do produto”, disse Haddad, em Brasília.

“Hoje passamos uma hora estudando o modelo atual, para que haja uma compreensão dos problemas que todos enfrentam em relação a isso. São muitos interlocutores: tem a bandeira, a maquininha, o banco, a lojista. Há muitos atores nesse processo”, completou.

Haddad defendeu que o atual modelo de cobrança do crédito rotativo “prejudica muito a população de baixa renda”.

“Uma boa parte do que pessoal que está no Serasa hoje é por causa do cartão de crédito. Não só, mas é também por cartão de crédito. E as pessoas não conseguem sair do rotativo. É preciso encontrar um caminho negociado como fizemos com a redução do consignado dos aposentados”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Haddad discute parcelamento no Pix

Recentemente Haddad também envolveu o BC em uma discussão sobre o parcelamento de dívidas no Pix.

Em diálogo com Roberto Campos Neto, o ministro pediu que essa possibilidade fosse balizada.

“Pode ser uma grande inovação do nosso sistema bancário você parcelar usando essa ferramenta. Isso melhora as condições de competitividade e de crédito no país”, disse o ministro em evento virtual promovido por um banco de investimentos.

De acordo com Haddad, a proposta integra um pacote de estímulo ao crédito. O ministro destacou que o governo prevê ao menos 12 medidas para para melhorar as condições de crédito, tendo aval do BC em metade delas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião