Guedes quer ‘choque de oferta’ para combater a inflação, diz coluna

O Ministro da Economia, Paulo Guedes, quer um choque de oferta para combater a inflação. Para isso, ele pretende “atacar tecnicamente” a inflação com a redução em 10% as tarifas de importação de modo linear e mais 10% em 2022.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O impasse para essa medida de combate à inflação é a oposição da Argentina dentro do Mercosul. As informações são do colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo.

Para que Paulo Guedes consiga aplicar essas medidas, o ministro deverá convencer a Argentina dos benefícios econômicos da abertura do mercado. Ou a outra opção menos conveniente e diplomática seria diminuir as tarifas e deixar a Argentina a denunciar o acordo no âmbito do Mercosul. Na segunda opção, o ministro acredita que terá apoio de dois países, o Uruguai e o Paraguai.

Paulo Guedes tem mandado recados ao país vizinho, acusando a Argentina, país-membro fundador do Mercosul, de impedir o avanço do bloco comercial.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Guedes diz que Mercosul vai se modernizar e quem estiver incomodado que se retire

Na segunda-feira (27), durante participação no 4º Encontro “O Brasil Quer Mais”, promovido pela International Chamber of Commerce (ICC), no painel “Por que ainda não abrimos?”, o ministro mandou recado direto para Argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Guedes voltou a insistir em que o Brasil vai permanecer firme na sua posição de avançar com a modernização do Mercosul enquanto estiver na presidência provisória do bloco.

“O Mercosul vai se modernizar e quem estiver incomodado que se retire. Vamos ficar firmes em posição de avançar durante presidência brasileira do Mercosul.”

Segundo o ministro, já houve avanço suficiente para baixar 10% da tarifa este ano.

Ele fez a afirmação após repetir reiteradamente que continua com o propósito de reduzir a alíquota do Imposto de Importação (II) dentro do Mercosul em 10% este ano e mais 10% no ano que vem. “Paraguai, Uruguai e Brasil querem modernizar o Mercosul, Argentina não concorda. Não vamos sair do Mercosul, mas não aceitaremos um bloco como instrumento ideológico”, disse Guedes.

(Com informações do Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião