Governo planeja instalar placas solares nos canais do Rio São Francisco

O governo está estudando a instalação de placas solares nos canais de integração do Rio São Francisco.

A informação foi postado na conta do Twitter do presidente Jair Bolsonaro neste domingo (24). A intensão do governo é usar a energia gerada pelas placas no bombeamento da água.

Saiba mais: Enel vai construir mega-parque de energia solar no Piauí

“Estuda-se a implantação de placas solares ao longo dos canais para que a energia solar possa ser utilizada no bombeamento da água”, disse o presidente.

As despesas com o consumo de energia elétrica do sistema de bombeamento corresponde a cerca de 80% dos custos da operação do empreendimento. A demanda anual de energia na fase pré-operacional é de 746 mil MW.

Saiba mais: Aneel autoriza funcionamento de usinas solares em Minas Gerais

A instalação de placas sobre os canais pode gerar uma economia de nove milhões de litros de água por ano. Isso porque as placas acima do espelho d’agua amenizam o processo de evaporação, já que os mesmos bloqueiam a radiação do sol. Além disso, os painéis solares inibem proliferação de algas, ajudando a reduzir os custos de manutenção dos equipamentos.

Transposição do Rio São Francisco

Bolsonaro também comentou sobre a finalização das obras do projeto. “O Ministério de Desenvolvimento Regional divulga que, o Projeto de Integração do São Francisco está em fase conclusiva de obras, como visto em tweets anteriores. Complementamos que Eixo Norte está em reparação, e a expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados até maio”, escreveu.

Saiba mais: Brasil deve se tornar 8ª potência em energia eólica em 2026, diz estudo

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, o Eixo Norte do projeto está com 97% de avanço. Por outro lado, o Eixo Leste já foi entregue em março de 2017 e tem abastecido mais de um milhão de pessoas em 35 municípios da Paraíba e de Pernambuco. O governo liberou R$ 82 milhões para as obras da Adutora do Agreste com o objetivo de expandir o abastecimento na região.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião