Google (GOGL34) pretende separar unidade de negócios de publicidade

Nesta sexta-feira (8), o Google, da Alphabet (GOGL34), anunciou que pretende fazer alterações nos seus negócios de publicidade. A medida está associada a uma tentativa de evitar um possível processo antitruste nos Estados Unidos, segundo informações do Wall Street Journal (WSJ).

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A proposta da companhia consiste em dividir parte de seu negócio de leilões e anúncios em sites e aplicativos em uma empresa separada. Esta unidade ainda permaneceria sob o guarda-chuva da Alphabet, informou o WSJ.

Essa nova empresa, por sua vez, poderia ser avaliada em dezenas de bilhões de dólares, dependendo de quais ativos estariam sob sua responsabilidade, de acordo com o WSJ.

“Estamos nos envolvendo de forma construtiva com os reguladores para resolver suas preocupações”, afirmou um porta-voz do Google a respeito da iniciativa.

Ele acrescentou ainda: “Não temos planos de vender ou sair desse negócio e estamos profundamente comprometidos em fornecer valor a uma ampla gama de parceiros de editores e anunciantes em um setor altamente competitivo”.

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“A concorrência rigorosa na tecnologia de anúncios tornou os anúncios online mais relevantes, reduziu as taxas e ampliou as opções para editores e anunciantes”, complementou.

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Práticas de publicidade digital do Google

Em relação às práticas de publicidade digital do Google, o Departamento de Justiça dos EUA vem conduzindo uma longa investigação em meio a alegações de que a big tech abusa de sua posição como corretora e leiloeira de anúncios digitais, permitindo que ela canalize negócios para seus sites às custas de rivais.

O Google contestou a acusação de que domina o mercado de tecnologia de anúncios, argumentando que o espaço está lotado de grandes empresas competindo por negócios.

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Em contrapartida, o órgão americano está preparando um processo alegando que as práticas de tecnologia de anúncios do Google são anticompetitivas e pode arquivá-lo ainda neste verão, informou o WSJ.

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Dona do Google, Alphabet (GOGL34) tem queda de 8% no lucro do 1T22

Alphabet, controladora do Google, registrou lucro menor na comparação anual do primeiro trimestre deste ano, segundo balanço corporativo divulgado em abril último.

A gigante do setor de tecnologia informou ter obtido ganho líquido de US$ 16,44 bilhões nos três primeiros meses de 2022, uma queda de cerca de 8% ante igual período de 2021. O valor equivale a um lucro por ação de US$ 24,62, aquém da previsão de analistas consultados pela FactSet, de US$ 25,89.

Já a receita de US$ 68,01 bilhões representou um avanço de 23% no confronto com o trimestre inicial do ano passado e veio praticamente em linha com a projeção do mercado, que era de US$ 68,05 bilhões.

A receita de publicidade do YouTube veio abaixo do consenso, de acordo com a Refinitiv, em reportagem do portal CNBC, O YouTube contabilizou US$ 6,87 bilhões contra US$ 7,51 bilhões esperados, segundo o StreetAccount.

O portal e aplicativo de vídeos, que cresceu durante a pandemia, com a maior parte dos usuários em casa, enfrenta agora a concorrência do TikTok. Analistas consultados pela CNBC lembram que o app chinês, conhecido pelos vídeos curtos, avançou a ponto de tirar mercado do YouTube.

receita do Google Cloud foi de US$ 5,82 bilhões contra US$ 5,76 bilhões estimados, conforme o StreetAccount, citado pela CNBC. A nuvem do Google teve alta de 44% ante o primeiro trimestre de 2021 com aumento do número de empresa utilizando o serviço da empresa. Mas, pondera a reportagem da CNBC, a divisão de nuvem teve perda operacional de US$ 931 milhões, em relação aos US$ 974 milhões de 2021.

Redação Suno Notícias

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