Google (GOGL34) enfrentará investigações antitruste na UE por abuso no setor de anúncios

A União Europeia (UE) abriu oficialmente uma investigação antitruste contra o Google (GOGL34) após alegações de que a big tech estaria abusando de sua posição dominante no setor de anúncios de tecnologia. O movimento se dá em contexto de escrutínio regulatório das empresas do setor na Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A Comissão Europeia, braço executivo da UE, disse nesta terça-feira (22) que a investigação, que vem ocorrendo de maneira informal desde pelo menos 2019, irá avaliar se o Google está prejudicando a concorrência ao restringir acesso por terceiros a dados de usuários com o propósito de fazer anúncios em sites ou aplicativos e, ao mesmo tempo, reservando os dados para uso próprio.

“Serviços de anúncios online estão no centro de como o Google monetiza seus serviços online”, disse a comissária da UE para concorrência, Margrethe Vestager, em comunicado.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Nossa preocupação é que o Google tenha tornado mais difícil para que rivais compitam na área de anúncios de tecnologia”, acrescentou.

Facebook também enfrentará investigações na UE

A União Europeia e o Reino Unido também abriram investigações antitruste sobre o mercado de serviços de anúncios classificados do Facebook (FBOK34). Tanto a Comissão Europeia quanto a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido informaram que estão investigando se o Facebook explora os dados que coleta de anunciantes que compram anúncios para dar vantagens ilegais aos seus próprios serviços, incluindo o marketplace da rede social.

O Reino Unido, na ocasião, também acrescentou que investiga se o Facebook usa dados de anunciantes para dar vantagens semelhantes ao seu serviço de namoro online. Os dois órgãos reguladores disseram que coordenariam suas investigações.

“Na economia digital de hoje, os dados não devem ser usados de maneiras que distorçam a concorrência”, disse Margrethe Vestager, chefe antitruste da UE.

Por outro lado, um porta-voz do Facebook afirmou que seus serviços de Marketplace e de namoro “operam em um ambiente altamente competitivo com muitos grandes operadores”.

“Continuaremos a cooperar totalmente com as investigações para demonstrar que não têm mérito”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Caso antitruste gerou multa de US$ 267,7 mi ao Google

No mesmo sentido da investigação da UE, e como parte de um acordo com reguladores franceses de um dos primeiros casos antitruste em todo o mundo, o Google terá que pagar uma multa de 220 milhões de euros (US$ 267,7 milhões). As alegações são de que a empresa abusou de seu papel de liderança no setor de publicidade digital.

A autoridade de concorrência da França disse, no início de junho, que além de impor a multa, aceitou os compromissos propostos pelo Google para resolver o caso, incluindo promessas de tornar mais fácil para os concorrentes usarem suas ferramentas de publicidade online. Com o acordo, os compromissos serão obrigatórios por três anos.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião