Google é acusado de abusar do monopólio de pesquisa nos EUA

O Google (NASDAQ: GOOG; GOOGL) está mais uma mês na mira das autoridades dos Estados Unidos. Nesta quinta-feira (17), um grupo bipartidário de procuradores-gerais de 38 estados americanos lançou mais um desafio antitruste ao mecanismo de pesquisa mais usado do mundo. As informações foram divulgadas pelo Financial Times.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

De acordo com o jornal britânico, a mais recente de uma série de ações judiciais contra o gigante do Vale do Silício acusa do Google de deliberadamente impedir que outros serviços de busca rivais alcancem usuários.

Com isso, os procuradores alegam que a empresa privou consumidores de um ambiente de maior concorrência na internet.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A acusação ecoa um caso que a Federal Trade Commission (FTC) buscou montar contra a companhia há quase oito anos. O órgão regulador, no entanto, acabou desistindo do processo e arquivando-o.

O Google também enfrenta uma acusação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, apoiada por 12 estados, alegando que a empresa teria realizado uma teia de contratos e parceria para tornar mais difícil a rivais alcançar a audiência em smartphones e outros dispositivos.

Processo começam a acumular nas costas do Google

Ainda de acordo com o FT, a acusação mais recente ecoa uma outra ação judicial do Departamento de Justiça norte-americano envolvendo o modo como o Google se vale de contratos para para garantir a distribuição de seu mecanismo de busca, enquanto vai mais longe na ofensiva de acordos que disse que a empresa estava usando para monopolizar novos mercados como alto-falantes inteligentes, televisores e carros.

O último caso, liderado pelo procurador-geral do Colorado Phil Weiser, veio um dia depois de 10 procuradores-gerais estaduais republicanos abrirem seu próprio processo alegando que a companhia havia usado o controle de todas as partes da cadeia de suprimentos de publicidade digital para monopolizar anúncios e manipular preços.

O procurador disse que os estados buscariam anexar seu caso à ação do Departamento de Justiça, transformando o que começou como um processo judicial restrito em um desafio cada vez maior ao Google.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião