Google tem aprovação antitruste da União Europeia para comprar Fitbit

O gigante da tecnologia Google (Nasdaq: GOOG; GOOGL) informou nesta quinta-feira (17) que recebeu a aprovação antitruste da União Europeia para adquirir a fabricante de pulseiras e relógios inteligentes Fitbit por  US$ 2,1 bilhões (cerca de R$ 10,5 bilhões). A compra havia sido anunciada em novembro de 2019.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Para receber a aprovação antitruste da União Europeia, o Google concordou com algumas restrições relacionadas ao uso de dados sobre a saúde de seus clientes.

Além disso, o gigante da tecnologia deve armazenar os dados dos usuários do Fitbit à parte de seus outros dados que são usados para publicidade. Assim, a companhia também concordou em não usar dados de wearables (dispositivos vestíveis) para o Google Ads.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os usuários, por sua vez, poderão optar por guardar seus dados sobre saúde em sua conta do Fitbit ou na do Google.

As concessões da União Europeia são válidas por 10 anos, mas há a possibilidade de prorrogação por mais 10 anos.

A vice-presidente da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, afirmou em comunicado que a aprovação da  operação se baseia em compromissos que “garantem que o mercado de tecnologia vestível e que o espaço nascente de saúde digital continuarão abertos e competitivos”.

“Os compromissos determinam como o Google pode usar os dados coletados para anúncios; como a interoperabilidade entre wearables competidores e o sistema operacional Android será garantida; e como usuários podem continuar a compartilhar dados de fitness e de saúde, se assim o desejarem”, salienta o comunicado.

Google comenta sobre aquisição da Fitbit

Em nota enviada à CNBC, o Google comentou sobre a compra da Fitbit. Segundo um porta-voz da companhia, “acreditamos que esse acordo irá fomentar a inovação em tecnologias vestíveis e nos ajudar a construir produtos que levem as pessoas a uma vida mais saudável”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Entendemos que os reguladores quiseram olhar essa transação nos detalhes e temos trabalhado de maneira construtiva para esclarecer suas dúvidas, incluindo os compromissos jurídicos que a Comissão Europeia aprovou nesta quinta-feira. (…) Eles se constroem em garantias que demos desde o começo, de que estamos comprometidos a proteger a privacidade dos usuários da Fitbit e continuaremos investindo e apoiando fabricantes e desenvolvedores. Continuaremos a trabalhar com reguladores pelo mundo todo para responder suas questões sobre a aquisição”, afirmou o Google no comunicado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião