Goldman Sachs: indústria eleva risco de PIB negativo no 1º tri

A Goldman Sachs informou nesta sexta-feira (03) que a queda de 1,3% na produção industrial em março pode levar o Produto Nacional Bruto (PIB) a uma recessão.

De acordo com a Goldman Sachs, com o desempenho fraco no mês passado, a produção industrial chegou ao mesmo patamar de 2004. “A produção caiu em quatro dos últimos cinco trimestres”, ressalta o banco em nota. Além disso, a indústria está 17,6% abaixo do seu melhor momento, registrado em 2011.

Saiba mais: Produção industrial brasileira tem recuo de 1,3% em março, segundo IBGE

Segundo a instituição, o setor continua sofrendo com os efeitos da crise na Argentina. O país vizinho é um dos maiores importadores de produtos brasileiros.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Produção industrial

Nesta sexta-feira (3), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da produção industrial de março. De acordo com o instituto, a produção industrial caiu 1,3% em relação a fevereiro.

Esse resultado é o pior desde setembro do ano anterior quando registrou uma queda de 2,1%. Em comparação anual esse resultado equivale a uma queda de 6,1%.

Saiba mais – CNI: Faturamento e atividade industrial recuam em março

No acumulado de 12 meses, o setor industrial teve uma queda de 0,1%, o primeiro resultado negativo desde agosto de 2017 (quando recuou 0,1%).

CSI

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) demostrou que o faturamento e atividade industrial caíram 6,3% em março deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, a CNI apontou que o indicativo da atividade do setor seguiu o mesmo ritmo do faturamento, registrando uma queda de 1,5%. Ambos os índices foram comparados com mês anterior, após reajuste sazonal.

Saiba mais: PMI: Crescimento da indústria tem resultado mais fraco em 6 meses

Conforme avaliou a confederação, os dados apurados “mostram que o setor enfrenta dificuldades para se recuperar da crise”. A entidade ainda completou dizendo que “desde a greve dos caminhoneiros, o setor não consegue engrenar uma sequência de bons resultados”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião