CEO da Gafisa afirma que empresa não será liquidada

A CEO da Gafisa Ana Recart, que assumiu a gestão em outubro deste ano, afirmou que a Gafisa não fechará o capital e nem será liquidada. Reiterou ainda que o compromisso da companhia é no longo prazo, conforme divulgou o Estadão.

A Gafisa S.A. é líder no mercado imobiliário brasileiro, principalmente em empreendimentos comerciais e residenciais de médio e alto porte.

Ana Recart assumiu o posto após a destituição de Sandro Rogério Gamba. A nova CEO foi indicada pela principal acionista da companhia, a gestora de investimentos GWI, fundada por Mu Hak You.

A GWI é conhecida por desentendimentos com conselhos de empresas, como a Saraiva. A gestora de investimentos possui 48,7% da Gafisa, e também apresentou-se polemicamente na incorporadora: destituiu o conselho de administração e a direção executiva.

Saiba mais – Recuperação judicial da Saraiva é aceita pelo Tribunal de São Paulo 

Recart era presidente da GWI Real Estate, braço da gestora destinado ao setor imobiliário, e é considerada uma pessoa de confiança de Mu Hak You.

Além das mudanças na gestão da líder no mercado imobiliário brasileiro, outras medidas de reestruturação foram tomadas pela gestora de investimentos:

  • demissão de 50% dos funcionários (de 740 para 370)
  • fechamento do escritório no Rio de Janeiro
  • adiamento de lançamentos
  • revisão de contratos
  • suspensão de pagamentos a fornecedores

“Com a companhia mais enxuta, também estaremos prontos para crescer”, declarou Recart.

Saiba mais – GWI destitui conselho da Gafisa e assume comando da empresa 

Difícil recuperação

Apesar de já ter passado por reestruturação há dois anos, a Gafisa não conseguiu se reerguer como outras empresas do setor. O estoque de imóveis e o endividamento da companhia resistem, ao passo que a relação entre dívida líquida e patrimônio chegou a 87,8% no fim do terceiro trimestre.

Contudo, a nova gestão demonstra otimismo. A CEO afirmou que a empresa tem R$ 3,4 bilhões em ativos, para uma dívida de R$ 960 milhões. “Para fazer frente a essa dívida e para que a companhia volte a crescer, nossa primeira medida foi um ‘turnaround’ (reestruturação dos negócios).”

Saiba mais – Investida agressiva de acionista preocupa Gafisa 

Recentemente, a Gafisa iniciou um programa de recompra de ações, apesar do caixa baixo.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião