G7 discute alíquota de ‘pelo menos 15%’ para imposto corporativo global, diz agência

Os ministros das Finanças do G7 discutem as bases de um acordo tributário histórico no exterior. De acordo com informações da Bloomberg, a qual citou pessoas a par do assunto, os representantes estão próximos de uma alíquota mínima de “pelo menos 15%” para um imposto corporativo global para negociações em âmbito internacional.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Os ministros estiveram juntos na sexta-feira (4) e neste sábado (5), em Londres, para deliberarem sobre a questão. O imposto corporativo global seria uma de duas partes de um pacto mais amplo, reportou a agência. O acordo incluiria também a divisão de impostos de algumas multinacionais, incluindo Facebook (FBOK34) e Amazon (AMZO34).

Os governos da Europa estão particularmente inclinados a mirar as gigantes do Vale do Silício e companhia dada a pressão interna. Os representantes dos Estados Unidos, no entanto, argumentam que não deveria haver distinção entre empresas tech e as demais. O setor é composto majoritariamente por conglomerados americanos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os ministros “mantiveram “negociações produtivas sobre a reforma do sistema tributário global e o enfrentamento dos desafios tributários que surgem em uma economia global digital complexa” disse o Reino Unido disse em comunicado, segundo a Bloomberg.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Alíquota do imposto corporativo global é parte do problema

Ainda conforme informações da agência, a alíquota do imposto corporativo global seria somente parte do desafio a ser enfrentado pelos países. Ocorrem simultaneamente negociações sob a liderança da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para acordar a divisão do direito de tributar multinacionais entre as nações.

Os ministros europeus qualificaram a proposta de 15% da secretária do Tesouro dos Estados Unidos Janet Yellen —  abaixo dos 21% da administração de Joe Biden — como um bom compromisso. Ainda assim, o termo “pelo menos” poderia deixar espaço para margem de manobra.

Os representantes devem divulgar comunicado neste sábado, mas não ficou claro se uma alíquota do imposto corporativo global seria incluída.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião