Fundos imobiliários: BBA diminui risco Americanas (AMER3), mas “adiciona” preocupação com Marisa (AMAR3) na carteira

A crise enfrentada por varejistas como Americanas (AMER3), Tok&Stok e Marisa (AMAR3) respingou no setor dos fundos imobiliários. Nesta sexta (3), o Itaú BBA fez ajustes na sua carteira recomendada de FIIs, diminuindo a exposição ao caos da empresa de Jorge Paulo Lemann e seus sócios. Porém, os analistas “adicionaram” a preocupação com a loja de moda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“As pressões na curva de juros continuam presentes e impactando as cotações dos fundos imobiliários, ao mesmo tempo em que o mercado enfrenta as questões envolvendo as locatárias dos galpões logísticos: Americanas, Marisa e Tok&Stok – as três empresas apresentaram problemas de inadimplência e impactaram os fundos imobiliários de galpões logísticos, direta ou indiretamente”, contextualizaram os analistas do BBA Larissa Nappo e Marcelo Potenza.

Assim, para diminuir os riscos com Americanas e Tok&Stok, a posição dos FIIs BRCO11, LVBI11 E VILG11 foi reduzida de 10% cada para 7,5% cada.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Contudo, esse espaço aberto na carteira foi ocupado pelo FII KNRI11, que sofreu um calote da Marisa no mês passado.

“De maneira direta, fomos surpreendidos com a notícia da inadimplência da Marisa um dia depois de recomendarmos a compra de KNRI11. Porém, por se tratar de um fundo diversificado e muito bem tocado, além do provento não ser impactado, ele deve aumentar para a faixa de R$ 0,95/cota, ante os R$ 0,91/cota que o fundo vinha pagando nos últimos meses”, ressaltaram os profissionais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Fundos imobiliários: Carteira recomendada do Itaú BBA

Com essas alterações, a carteira recomendada de fundos imobiliários do Itaú BBA para março de 2023 está dividida da seguinte forma:

Fundos imobiliários: Carteira Itaú BBA Março/23
HGRU11Misto7,5%
HSML11Shoppings5%
VILG11Logístico7,5%
BRCO11Logístico7,5%
LVBI11Logístico7,5%
KNRI11Híbrido7,5%
PVBI11Lajes corporativas7,5%
RBRP11Misto5%
KNIP11Ativos Financeiros11,25%
HGCR11Ativos Financeiros11,25%
KNHY11Ativos Financeiros11,25%
Fonte: Itaú BBA

“Mantemos nossa perspectiva otimista para o mercado imobiliário no médio e longo prazo. Mesmo considerando o atual patamar da taxa de juros, esperamos que os fundos imobiliários continuem com uma boa relação risco retorno versus outras classes de ativos”, destacaram.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

No entanto, incertezas em relação ao cenário político, além dos riscos fiscais brasileiros, podem trazer volatilidade no curto prazo.

“Precisamos acompanhar de perto o movimento na curva longa de juros, mas, de forma geral, a situação econômica deve ser analisada em paralelo, pois uma alta de juros e inflação, acompanhada de uma economia forte, pode ser benéfica aos FIIs“, alertaram os analistas do BBA.

Esta reportagem não é uma recomendação de investimentos em fundos imobiliários.

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião