Grana na conta

Como avaliar os fundos de investimento do agronegócio? Analista aponta 4 critérios para investir em Fiagros

Para os investidores em busca de mais diversificação, os fundos de investimento do agronegócio são uma opção para aplicar nos ativos que acompanham o setor de maior impacto na economia brasileira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1_SNAG.png

Conhecidos no mercado como Fiagros (Fundo de Investimento em Cadeias Agroindustriais), esses ativos acompanham o crescimento da agricultura, pecuária e todas as ramificações do agronegócio.

Na hora de investir em fiagros, a diretora da Suno Asset Amanda Coura explica quatro critérios importantes para avaliar os ativos:

  • Performance
  • Volatilidade
  • Índice de Sharpe
  • Liquidez

Performance do fundo de investimento

A performance é a combinação dos rendimentos que um fundo distribui em todos os meses e a cota dele no mercado. Para fazer a comparação entre fiagros no mercado, é importante verificar qual foi a distribuição dos rendimentos do fundo desde a sua criação e a cota do mercado.

“Para comparar a performance de um fundo com outro, é interessante olhar em um espaço de tempo e observar o seu comportamento nesta grande janela”, explica Coura.

No gráfico abaixo, é possível conferir a performance do SNAG11, fundo de agro da Suno Asset, que Coura usa como medida de comparação.

Avaliação de Performance média de Fiagros em relação ao SNAG11 – Foto: Reprodução/ YouTube

Volatilidade do SNAG11

É importante verificar quanto a cota e os retornos do fundo estão oscilando no mercado. Se o fundo tem um preço que varia muito ou tem pagamentos de rendimentos intercalados e inconstantes, isso afeta a estabilidade do investidor.

Em relação a outros, o fiagro SNAG11 oscila 10 vezes menos do que os demais ativos do segmento, indica Amanda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1-2.png

Fundos de investimento: o que é Índice de Sharpe?

O Índice de Sharpe dos fundos de investimentos aponta o quanto um fundo entrega de retorno adicional em relação ao risco que o ativo oferece.

O SNAG11 por exemplo, tem uma nota 3,8 neste indicador.

A média do setor é de 0,8 de retorno.

“O valor reflete os rendimentos constantes do fundo, que terá uma proporção de 3,8 para cada fator de risco apresentado”, explica a diretora da Suno Asset.

Liquidez do SNAG11

O critério da liquidez é relevante para todos os ativos de renda variável, sejam ações da bolsa de valores ou fundos de investimento, por exemplo.

Tanto para conseguir comprar mais cotas como para vender e aproveitar o rendimento do preço de um ativo, a liquidez de um fundo de investimento será um fator importante na hora de investir.

“O SNAG11 está entre os maiores do mercado no quesito de liquidez, mesmo não sendo o maior em termos de tamanho”, compara Coura.

Para mais informações sobre como avaliar fundos de investimento para investir no agronegócio e detalhes do SNAG11, confira o vídeo no topo na página.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião