FMI corta estimativa de crescimento do PIB global de 3,5% para 3,3%

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu a estimativa do Produto Interno Bruto (PIB) global em 0,2 ponto percentual em relação ao 3,5% esperados em janeiro deste ano. Para 2020, a previsão permanece em 3,6%.

De acordo com o documento do FMI divulgado nesta terça-feira (9) a economia global vem desacelerando com o passar dos anos. Em 2019 a economia deverá crescer apenas 3,3% depois de avançar 3,8% em 2017 e 3,6% em 2018.

O relatório do FMI demonstra um novo Panorama Econômico Mundial que projeta uma desaceleração do crescimento em 2019 para 70% da economia global. Este resultado é reflexo das revisões negativas das grandes economias do mundo, como:

  • América Latina;
  • EUA;
  • Reino Unido;
  • Canadá;
  • Austrália.
[optin-monster-shortcode id=”npkxlwaleraa8psvnego”]

Segundo FMI, a desaceleração da atividade global na segunda metade de 2018 se deu à combinação de vários fatores. Como por exemplo, as tensões comerciais entre os EUA e a China, as crises na Argentina e na Turquia. Além de, problemas no setor automotivo da Alemanha e uma piora das condições na normalização da política monetária nas economias desenvolvidas.

Em janeiro a projeção para o crescimento de países desenvolvidos era de 2%, abaixo dos 2,2% do ano passado. Mas, atualmente, a expectativa é de 1,8%.

Saiba Mais: Economia global está em um momento ‘delicado’, diz diretora do FMI

Panorama econômico de países desenvolvidos

Grande parte dessa queda ocorreu por conta da piora da expectativa para a zona do euro. A sua estimativa foi cortada de 1,6% para 1,3%.

Países europeus como a Alemanha (de 1,3% para o 0,8%) que foi afetada devido ao consumo privado mais brando e a produção industrial mais fraco, tiveram revisões negativas.

Na Itália (de 0,6% para 0,1%), a causa foi a demanda doméstica fraca, devido aos juros altos dos títulos públicos.

O Recuo na França foi de 1,5% para 1,3% decorrente dos protestos dos coletes amarelos.

Nos Estados Unidos o crescimento de 2019 foi revisado de 2,5% para 2,3%. No ano passado o crescimento atingiu 2,9%. Para 2020, o Fundo estimava uma perda de força no PIB americano, crescimento de 1,9%.

As incertezas relacionadas a saída do Reino Unido da União Europeia, levaram a baixas projeções. O FMI estima um avanço de 1,2% este ano e 1,4% em 2020. As estimativas são muito incertas devido a indefinição do Brexit.

Panorama econômico de países emergentes

O FMI baixou a projeção para o crescimento de países emergentes. O corte para 2019 foi de 4,5% para 4,4%. A China deverá alcançar os 6,3% neste ano e 6,1% no ano que vem. O PIB indiano deverá crescer 7,3% em 2019 e 7,5% em 2020, mais do que o 7,1% projetado ano passado. Dentre os países emergentes, a Índia é o país mais dinâmico.

Saiba Mais: FMI diz que reforma da Previdência pode não passar no Congresso

Para a América Latina, houve uma redução expressiva do crescimento para 2019, de 2% para 1,4%. O Brasil teve sua projeção baixa pelo FMI de 2,5% para 2,1% e as questões políticas mexicanas fizeram o México passar de 2,1% para 1,6%. Para a Venezuela, o FMI estima uma redução de 25% neste ano e mais 10% em 2020.

Segundo a economista-chefe do Fundo, Gita Gopinath, a economia global continua a crescer a um ritmo razoável, entretanto, há vários risco de piora. As ameaças são que as tensões comerciais poderão aumentar, as incertezas do Brexit permanecem elevados e o crescimento chinês poderá surpreender para pior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Expectativa para o segundo semestre

Já para a segunda metade deste ano a expectativa do FMI é de melhora. As tensões entre EUA e China amenizaram. Do outro lado, os chineses estão adotando métodos de estímulo fiscal para contrabalançar o efeito das tarifas comerciais. Porém, os riscos para Gita ainda não são desprezíveis.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião