Economia global está em um momento ‘delicado’, diz diretora do FMI

A economia global está desacelerando e vive momento delicado, avaliou a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde.

Em discurso feito em Washington, a líder do FMI disse que em janeiro foi projetado um crescimento de cerca de 3,5% para a economia mundial em 2019 e em 2020. No entanto, a estimativa perdeu força.

Saiba mais: OMC: Projeção para o crescimento do comércio é reduzida para 2019

Saiba mais: Produção industrial brasileira cresce 0,7% em fevereiro, segundo IBGE

A nova projeção sobre o crescimento da economia global tem divulgação prevista para a próxima semana, no encontro de primavera do FMI e do Banco Mundial.

“Para este ano, nós esperamos que 70% da economia global sofra uma desaceleração do crescimento”. De acordo com Lagarde, não haverá recessão no curto prazo e que nos próximos anos a economia deve ter alguma alta. “Esperamos alguma retomada no crescimento na segunda metade de 2019 e em 2020.

Segundo Lagarde, o crescimento global está perdendo força principalmente por conta das tensões comerciais e o aperto fiscal que vem acontecendo desde a segunda metade de 2018.

A executiva do FMI afirmou que a economia global está em um momento delicado. “Mas, novamente, para ser clara: a retomada esperada do crescimento neste ano é precária”, disse Lagarde.

Crescimento da economia segundo a OMC

O comércio mundial cresceu de forma mais lenta em 2018 e deve seguir no mesmo ritmo em 2019 e 2020. De acordo com a Organização Mundial do Comércio (OMC), nesta terça-feira (2), os “fortes ventos contrários em 2019 e 2020” continuarão acontecendo devido às fortes tensões comerciais e da incerteza econômica.

Conforme aponta o relatório da OMC, o comércio mundial de produtos registrou uma alta de 3% em 2018, abaixo dos 3,9% previstos em setembro. Durante o quarto trimestre de 2018, o setor teve um recuo de 0,3%.

Para 2019, a expectativa é de uma alta de 2,6%. A previsão está alinhada com as projeções de avanço do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Em contrapartida, vem abaixo da estimativa anterior de crescimento de 3,7%.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião