FIP Nova Raposo vê cota derreter 64% e investidores levam caso à CVM

Não são só os fundos imobiliários (FIIs) que estão enfrentando reveses no mercado de imóveis nos últimos meses. O Fundo de Investimento em Participações (FIP) Nova Raposo, que investe em um bairro planejado na zona oeste de São Paulo, está dando dor de cabeça aos seus cotistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Neste começo de ano, a gestora do FIP Nova Raposo divulgou aos investidores que a cota do Fundo perdeu 64% do valor, sem qualquer aviso prévio sobre o assunto, segundo informações da coluna Capital, de O Globo.

A justificativa da BV Asset, gestora do Banco Votorantim que administra o Fundo, foi de que as premissas do projeto mudaram desde o seu lançamento por uma série de problemas, além de não conseguirem financiamento na planta.

Acontece que, nos meses anteriores, fundos de investimento privados reduziram de maneira substancial suas participações no FIP, antes da desvalorização das cotas. Com isso, os investidores pessoas físicas acreditam que eles teriam obtido acesso a informações privilegiadas.

Com isso, alguns desses investidores pessoas físicas entraram com um processo na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) contra o FIP Nova Raposo, alegando repasse de informações privilegiadas e indução ao erro por parte do Fundo.

A Abradin (Associação Brasileira de Investidores), que representa esses cotistas, diz que a administração do FIP deixou de prestar informações importantes aos investidores nos meses que antecederam a reavaliação das cotas. Atualmente, 87% do capital do fundo de participações está na mão de cerca de 300 pessoas físicas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

FIP Nova Raposo afundou com a pandemia

Criado em 2017, o FIP Nova Raposo arrecadou R$ 300 milhões em seu lançamento para investir no projeto Reserva Raposo, um bairro planejado em desenvolvimento no Jardim Boa Vista, na zona oeste de São Paulo. Cerca de 55% do empreendimento é do Fundo.

O projeto prevê a entrega de 18 mil apartamentos e 36 mil m² de área comercial. O Valor de Vendas (VGV) estimado para o bairro planejado chegou a R$ 5,1 bilhões. Porém, até o momento, somente 1,4 mil apartamentos foram vendidos, arrecadando cerca de 10% do VGV total.

À coluna do jornal O Globo, a BV Asset respondeu que o cenário momentâneo, de alta nas taxas de juros e ainda com efeitos negativos da pandemia, se mostra desfavorável para o setor imobiliário como um todo.

Com a chegada da pandemia, os sócios do empreendimento tentaram vender o projeto, mas não deu certo. A única proposta firme apresentada foi tão baixa que resultaria em prejuízo para os investidores.

A marcação da cota 64% menor em valor apresentada aos investidores foi de 31 de dezembro de 2021. A última movimentação do FIP Nova Raposo aconteceu em maio de 2021. Em resposta à coluna , a BV Asset disse “está à disposição de seus cotistas para esclarecer dúvidas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião