Ícone do site Suno Notícias

Fintech oferece calculadora gratuita para imposto de renda das ações

Startup esteve no programa "Primo Startups" apresentando seu produto de declaração de imposto de renda como carro-chefe - Foto: Reprodução/Primo Rico

Startup esteve no programa "Primo Startups" apresentando seu produto de declaração de imposto de renda como carro-chefe - Foto: Reprodução/Primo Rico

A fintech LionTech acabou de lançar uma ferramenta que calcula o Imposto de Renda a ser pago pelo investidor com base nas ações que ele possui na carteira.

Visando alcançar cerca de 10 mil usuários ao longo dos meses, a fintech solicita, na ferramenta que consiste em uma calculadora de IR gratuita, os ativos declarados em 2020/2021 e a senha que é cadastrada no Canal Eletrônico do Investidor (CEI) da B3 (B3SA3).

Posteriormente, a ferramenta faz um demonstrativo mostrando se houve lucros ou prejuízos e se há imposto a ser pago – ou está na faixa de isenção, poupando o investidor da dúvida de como declarar imposto de renda das ações.

calculadora de IR visa o aumento da base de usuários da companhia, que atualmente já oferece um plano gratuito com outras funcionalidades usuais ao investidor, incluindo:

Os planos pagos, por sua vez, incluem a declaração anual de Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPF – forma de vender o produto “a quem não possui suporte contábil”.

Praticidade no imposto de renda rendeu cheque do Primo Rico à startup

Ainda em julho desse ano, a LionTech ganhou maior notoriedade por ter recebido um cheque no “Primo Startups”, programa do YouTube em que o influenciador Thiago Nigro, o Primo Rico, seleciona startups para receber aportes.

Na época, os presentes foram o CEO, Daniel Constantino, e o CFO, Rubens Ozima.

A companhia foi fundada justamente por quem era do segmento da área de contabilidade, juntamente com especialistas do campo tributário, financeiro e de tecnologia – prevendo, antes da demanda pela declaração de IR de ações, uma ausência de conhecimento sobre o campo tributário como um todo.

“Comecei a pensar na empresa quando percebi que eu recebia muita gente no meu escritório de contabilidade com dificuldade sobre tributação. Quando falamos em tributação, não é um assunto fácil. Mesmo técnicos da área possuem dificuldades. O nosso objetivo foi justamente simplificar o imposto de renda”, disse Constantino no programa.

Nigro, citou que, “com um ticket-médio controlado”  e bons parceiros no mercado, a empresa deve decolar. Em janeiro deste ano, a companhia havia recebido investimentos em uma rodada anjo que considerava um valuation de R$ 1,8 milhão.

Contudo, apostando na solução do imposto de renda, Nigro aportou R$ 150 mil na companhia, passando a deter 7% do equity da companhia – que, conforme habitual, deve passar por mudanças em rodadas futuras de investimento

Sair da versão mobile