Mais uma demissão em massa! Fintech Neon corta funcionários: “Difícil, mas fundamental”

A fintech Neon realizou uma demissão em massa nesta quarta (15). No LinkedIn, ex-colaboradores do banco digital lamentaram a iniciativa. Questionada pelo Suno Notícias, a empresa disse que o corte foi “difícil, mas fundamental” para a preservação da eficiência operacional do negócio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“A Neon fez ajustes necessários ao seu quadro de colaboradores como forma de fazer frente aos desafios macroeconômicos deste ano. Com base nos ciclos de avaliação de performance recorrentes e despriorização de algumas iniciativas, o movimento foi difícil, mas fundamental para preservar o que nossa eficiência operacional exige: manter a sustentabilidade do negócio sem onerar o cliente final”, destacou a fintech no comunicado enviado à reportagem.

Seguimos confiantes em nosso time e reiteramos nosso compromisso em promover caminhos financeiros mais simples e justos ao brasileiro trabalhador.

Na rede social corporativa, a reportagem identificou relatos de cortes nas áreas de Produtos e Tecnologia. A fintech não respondeu aos questionamentos da reportagem sobre o número de colaboradores desligados neste corte.

A fintech que oferece de cartão de crédito a conta digital – com mais de 22 milhões de clientes – teria desligado, segundo informa o Broadcast, serviço da Agência Estado, cerca de 200 pessoas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Layoffs nas fintechs e empresas de tecnologia

Deixando de ser apontados como uma tendência, os layoffs agora são a realidade das empresas de tecnologia e fintechs. No Brasil e no mundo, diariamente estão sendo anunciados cortes nos quadro de funcionários como forma de lidar com as incertezas econômicas.

Esse movimento já vinha ocorrendo desde o ano passado, sobretudo na indústria tecnológica. Segundo um relatório da empresa de recrutamento Challenger, Gray & Christmas, apenas nos Estados Unidos foram mais de 97 mil demissões no setor de tecnologia. O número mostra um avanço de 649% em relação ao registrado em 2021, de 13 mil baixas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Embora não haja um recorte para as demissões no Brasil, um levantamento feito pela Layoffs.fyi apontou que apenas nos 15 primeiros dias de 2023 foram demitidos 24.151 mil funcionários em 91 mil empresas de tecnologia ao redor do mundo. Por dia, 1,6 mil pessoas perderam seus empregos durante o período avaliado.

Além da fintech Neon, nos últimos dias, ocorreram cortes em empresas como C6 Bank e Único.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião