Mês temático dos 30 anos de FIIs: perdeu alguma coisa? Confira tudo aqui!

Neste mês temático com diversos conteúdos sobre os 30 anos dos fundos imobiliários, você pôde aprender um pouco mais sobre como investir em FIIs de maneira mais assertiva, assim como ficar atualizado sobre o cenário atual e o futuro desses ativos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/07/Image_20230704_105729_406-1.png

Ao longo deste mês, os portais Suno Notícias, fiis.com.br e Funds Explorer, com o patrocínio de Iridium (do IRDM11), FatorTG CoreRECGuardian e XP Asset, publicaram matérias especiais e vídeos com especialistas sobre o assunto, para te ajudar a investir de maneira mais eficiente e inteligente, além de destacar diversas curiosidades desses 30 anos de fundos imobiliários.

Chegamos hoje ao último dia do mês temático sobre FIIs. Mas, se você perdeu alguma matéria ou não assistiu a algum dos nossos vídeos, não há razão para se preocupar. Ainda é possível acompanhar todos os conteúdos compilados deste mês temático neste link.

Confira a trilha com os conteúdos publicados nos diferentes portais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-1.png

Veja tudo que rolou no mês temático dos 30 anos dos FIIs

Repleto de conteúdo, o mês temático do Grupo Suno começou no dia 3 de julho e foi até esta sexta-feira (28).

Dia 1: 03/07

Nessa matéria foi falado um breve histórico dos FIIs e o momento atual dos fundos imobiliários, destacando a sua representatividade no mercado financeiro brasileiro.

Dia 2: 04/07

No segundo dia tivemos uma matéria especial abordando as dicas de ouro de especialistas para escolher os melhores fundos imobiliários para investir, o que pode ser muito relevante para tomar decisões de investimento daqui para frente.

Dia 3: 05/07

Nesses 30 anos de FIIs, é importante entender não apenas o histórico e a situação do cenário atual, mas também qual será o futuro dos fundos imobiliários. Nesse sentido, a matéria que aborda a expectativa de crescimento dos FIIs de tijolos pode ajudar a entender melhor esse contexto.

Dia 4: 06/07

Além do futuro do FIIs de tijolo, também tivemos uma matéria abordando o cenário atual e o que esperar dos fundos imobiliários de papel. Assim, o investidor consegue se manter informado para tomar melhores decisões de investimento.

Dia 5: 07/07

Mas e no longo prazo? O que podemos esperar sobre os fundos imobiliários após passados mais 30 anos? Laercio Boaventura, sócio fundador e diretor de investimentos da Vectis Gestão, e Luiz Amaral, sócio da TRX Investimentos, deram suas visões a respeito do tema.

Dia 6: 12/07

Quem observa o mercado de fundos imobiliários como ele é hoje e a liquidez que esses ativos têm não imagina a grande jornada de resiliência e amadurecimento que os FIIs tiveram de passar para ganhar espaço no mercado nos primeiros 10 anos.

Mas, afinal, como era o mercado de fundos imobiliários quando ele se iniciou? Sérgio Belleza Filho, criador do primeiro FII do Brasil, falou sobre esse assunto no portal fiis.com.br.

No dia anterior, ainda tivemos uma entrevista com Yannick Bergamo, da Iridium (IRDM11) no canal do Suno Notícias no YouTube.

No dia 12 de julho também foi realizada uma entrevista com Gustavo Asdourian, da Guardian (GALG11).

Dia 7:  13/07

Apesar da rentabilidade passada não garantir retorno futuro, observar quais foram os fundos imobiliários que mais subiram nos últimos 10 anos é uma informação importante para quem investe em FIIs pensando no longo prazo. Por isso, tivemos uma matéria especial abordando justamente essa temática.

Nesse mesmo dia, tivemos uma entrevista com Matheus Siqueira, da TG Core (TGAR11).

Dia 8: 14/07

Nessa jornada de 30 anos dos FIIs, a criação do índice IFIX foi um marco importante no mercado, já que com ele foi possível ter um benchmark de fundos imobiliários para usar na comparação com os demais ativos do mercado financeiro.

Mas o que mudou no IFIX desde sua criação? Essa matéria do fiis.com.br traz um histórico completo desse importante índice do mercado de fundos imobiliários.

Nesse dia o Suno Notícias também entrevistou Rodrigo Possenti, da Fator (VRTA11), para falar sobre os 30 anos dos FIIs.

Dia 9: 17/07

Apesar de completar 30 anos, em algum momento o mercado de fundos imobiliários ganhou mais relevância do que no restante do período, principalmente quando o número de Investidores de FIIs aumentou 938% em apenas 5 anos.

Essa matéria do fiis.com.br mostra o que impulsionou os fundos imobiliários nesse momento, contando com a opinião e experiência de Gabriel Diniz Junqueira, analista agro da Santa Fé Investimentos, e Rodrigo Possenti, head da área de fundos imobiliários da Fator.

Dia 10: 18/07

O crescimento do mercado de fundos imobiliários nos últimos 30 anos também serviu para que novos ativos fossem criados, incluindo segmentos diferentes do habitual. Mas afinal, quais são os FIIs mais “diferentões” presentes na Bolsa brasileira? Acompanhe alguns exemplos nessa matéria publicada no fiis.com.br.

Dia 11: 24/07

Uma estimativa do professor Marcos Baroni, head de FIIs da Suno Research, mostra que o mercado de fundos imobiliários atual representa somente 3,4% de toda a indústria de fundos de investimentos. Mas será que paramos por aí, ou a evolução dos FIIs está apenas começando? Acompanhe na matéria acima publicada no portal Funds Explorer.

No dia 22 de julho, também foi realizada uma entrevista com André Masetti, da XP Asset, para falar sobre esse momento tão importante para os fundos imobiliários.

Dia 12: 25/07

Diversos fatores são importantes na hora de escolher um fundo imobiliário para investir. Por isso, antes de realizar qualquer investimento, também é importante observar quais são os maiores FIIs do Brasil. Essa matéria do Fundos Explorer aborda justamente esse tema.

Dia 13: 26/07

Um levantamento realizado pela B3 mostrou quais foram os fundos imobiliários que mais renderam nos últimos 12 meses. Inclusive, tem FII que chegou a se valorizar 196,4% nesse período. Acompanhe a lista completa neste conteúdo temático.

Dia 14: 27/07

Um dos segmentos bastante procurados pelos investidores de fundos imobiliários se refere aos FIIs que investem em galpões logísticos. Mas quais são as oportunidades atuais para esse setor?

Dia 15: 28/07

Fechando esse mês temático sobre os 30 anos dos fundos imobiliários, tivemos uma matéria no Funds Explorer abordando sobre o futuro dos FIIs.

Rodrigo Possenti, Head de Fundos Imobiliários do Fator, e Anita Iscal, da Rio Bravo Investimentos, falaram um pouco mais a respeito de suas perspectivas.

Ainda é possível acessar todos os conteúdos compilados deste mês temático de fundos imobiliários neste link, que contou com o patrocínio de Iridium (do IRDM11), FatorTG CoreRECGuardian e XP Asset.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/02/1420x240-Banner-Home-2-1.png

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião