Férias: confira dicas de como economizar nas viagens

Os meses de dezembro e janeiro são marcados por férias e por datas comemorativas de final de ano, como o Natal e o Ano Novo. Neste período, muitas pessoas aproveitam o tempo de folga para viajar.

As viagens de férias trazem, na maioria das vezes, lembranças positivas. No entanto, antes de organizar uma viagem é necessário pensar bastante nos custos para não ter uma surpresa negativa.

De acordo com a analista da SUNO Research, Gabriela Mosmann, é importante se planejar antes de realizar uma viagem para conseguir economizar. “O ideal é que ao longo do ano a pessoa saiba que quer tirar férias e já comece a pesquisar os preços”, afirmou Mosmann.

O economista Gerson Caner salientou também que é importante pesquisar sobre o destino para evitar experiências ruins. “É importante conhecer o destino, saber se está bem localizado, qual é o custo de vida e, para destinos internacionais, conhecer bem a realidade do país no quesito econômico”, disse o economista.

Além destas dicas confira algumas estratégias para economizar durante uma viagem:

Passagem

Para ambos economistas, o melhor jeito para economizar com as passagens é comprando com antecedência.

Apesar de termos a impressão de que as passagens de ônibus costumam ser mais baratas, Mosmann ressaltou que, em alguns casos, o preço não é muito diferente quando comparado à uma passagem aérea.

Leia também: Aéreas podem continuar cobrando por bagagem após Congresso manter veto de Bolsonaro

Neste caso, Caner afirmou que uma forma de conseguir bons descontos é por meio de cadastros nos sites de companhias aéreas. Isso porque as empresas costumam fazer promoções relâmpago nas quais o cliente pode obter até 30% de desconto nas tarifas.

Hospedagem

A dica mais importante na hora de escolher a hospedagem é a mesma para a compra das passagens: comprar com antecedência. No entanto, no caso da hospedagem, existem diversas opções que podem tornar a viagem ainda mais econômica.

Uma das opções mencionadas por Mosmann foi a estadia em hostel. Esse tipo de acomodação possui preços inferiores a um hotel comum, visto que os dormitórios são compartilhados.

Além disso, uma outra alternativa é optar por um Airbnb. Por meio deste serviço, é possível alugar uma casa ou parte dela, selecionando o número de hóspedes conforme a disponibilidade de cada um dos imóveis. “No caso do Airbnb, uma opção é combinar com mais pessoas para conseguir dividir os custos”, salientou a analista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Ademais, de acordo com o economista, é importante consultar sites de comparação de tarifas de hospedagem. “Sempre é possível consultar esses sites para obter as vantagens e descontos que eles oferecem”, disse Caner.

Custos durante a viagem

Uma das dias mencionadas por Caner para conseguir descontos durante uma viagem, é fazer uma reserva e levar uma parte dos recursos em dinheiro. Segundo o economista, desta forma é mais fácil obter descontos do que ao tentar realizar uma compra por meio do cartão de crédito.

No caso da alimentação, um dos principais custos em uma viagem, uma das dicas é ter um planejamento do quanto se pretende gastar e tentar adaptar os gastos a esse orçamento.

Em relação aos passeios turísticos, Mosmann indicou opções que sejam gratuitas, como museus e parques, por exemplo. Além disso, uma alternativa é optar por destinos com mais áreas naturais, pois, na maioria das vezes, os passeios são gratuitos ou com preços baixos.

Para viagens de férias ao exterior, o economista afirmou que se deve comprar a moeda do país com antecedência. Vale ressaltar que a compra de outras moedas, como o dólar, por exemplo, não é recomendada no caso de países que não o utilizam, pois, segundo Caner, ‘quanto mais conversão se faz, mais se perde’. Além disso, para evitar surpresas em relação à oscilação da moeda, é recomendado comprar aos poucos.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião