Federal Reserve mantém taxa de juros dos Estados Unidos

O Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) decidiu manter as taxas de juros entre 2,25% e 2,50%.

A inalteração da taxa de juros já era esperada pelo mercado, mas foi confirmada pelo banco nesta quarta-feira (30).

De acordo com o comunicado do Comitê de Política Monetária (Fomc, em inglês), o mercado de trabalho segue em dezembro desde a reunião realizada em dezembro e a atividade econômica cresce em uma taxa sólida.

“O comitê continua a ver a expansão sustentada da atividade econômica, fortes condições do mercado de trabalho” disse o Fomc em comunicado.

Além disso, o Comitê afirmou que adotará uma postura mais paciente em relação aos temas:

  • Desenvolvimento econômico e financeiro global;
  • Pressões inflacionárias moderadas.

No último ano, o banco central norte-americano aumentou quatro vezes. No entanto, durante a última reunião do ano os integrantes do Fed foi sinalizado que o aperto monetário estava chegando ao fim.

Saiba mais: Trump negocia estender proteção aos imigrantes em troca de verbas para muro

Saiba mais: Donald Trump diz acreditar que vai chegar a um acordo com a China

Saiba mais: Dólar tem primeira alta na semana e fica cotado a R$ 3,7246

Desta forma, foi reduzido a estimativa de alta nos juros para 2018, passando de três para duas uma vez que a desaceleração econômica se tornara possível.

Impacto no Brasil

Quando os juros crescem nos Estados Unidos, o país se torna mais atraente para investimentos aplicados em mercados como o brasileiro. Desta forma, a moeda norte-americana tende a crescer ainda mais em relação ao real.

Trump e Fed

Em dezembro de 2018, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez duras críticas ao Fed.

I hope the people over at the Fed will read today’s Wall Street Journal Editorial before they make yet another mistake. Also, don’t let the market become any more illiquid than it already is. Stop with the 50 B’s. Feel the market, don’t just go by meaningless numbers. Good luck!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 18 de dezembro de 2018


“Eu espero que o pessoal do FED leia o editorial do Wall Street Journal de hoje, antes de cometerem outro erro. Além disso, que não tornem o mercado menos ilíquido do que já é. Parem com os 50 B’s. Sintam o mercado, não se deixem levar por números sem sentido. Boa sorte!”, havia afirmado o presidente norte-americano em seu twitter.

O aumento da taxa de juros durante o último ano fez com que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pressionasse e criticasse abertamente o Federal Reserve (Fed) por conta do endurecimento da política monetária.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião