Fed mantém taxa de juros dos EUA inalterada, apesar de pressão de Trump

O Federal Reserve (Fed) decidiu manter, mais uma vez, as taxas de juros dos Estados Unidos no intervalo entre 4,25% e 4,5% ao ano. A decisão, amplamente esperada pelo mercado, foi anunciada nesta quarta-feira (30) após a reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/Artigos-e-Noticias-Banner-Home-artigos-01-Desktop_-1420x240-1-png.webp

Essa é a quinta reunião consecutiva em que o banco central americano opta por não alterar a taxa de juros dos EUA, que permanecem nesse patamar desde dezembro de 2024, quando o Fed interrompeu o ciclo de cortes iniciado em setembro do mesmo ano.

Segundo projeções da plataforma CME, o mercado aposta que a primeira redução dos juros ocorra no encontro do Fomc marcado para os dias 16 e 17 de setembro, com corte de 0,25 ponto percentual. A expectativa é que o movimento de afrouxamento seja pausado em outubro e retomado em dezembro, levando a taxa a encerrar 2025 entre 3,75% e 4%.

“O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve anunciou a manutenção da taxa básica de juros dos Estados Unidos na faixa entre 4,25% e 4,5%, conforme amplamente esperado. No comunicado, foi mantida a postura de “esperar para ver”, destacando que o comitê seguirá respondendo a dados futuros, à evolução das projeções e ao balanço de riscos, em busca do mandato duplo de inflação e desemprego, mas houve destaque para a moderação do crescimento da atividade, o que pode indicar que o início do afrouxamento está próximo”, comenta Paula Zogbi, estrategista-chefe da Nomad.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/07/Portal-Suno-Lead-Magnet-01-Desktop_-1420x240-1-png.webp

Fed mantém juros apesar de pressão de Trump

Horas antes da decisão, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a pressionar o Fed por cortes nos juros. A manifestação ocorreu após a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre, que avançou 3% e ficou acima das estimativas.

“O PIB DO 2º TRIMESTRE ACABOU DE SER DIVULGADO: 3%, MUITO MELHOR DO QUE O ESPERADO! ‘Tarde demais’ AGORA TEM QUE BAIXAR A TAXA. Sem inflação! Deixe as pessoas comprarem e refinanciarem suas casas!”, escreveu Trump na rede Truth Social, reforçando o clima de pressão ao Fed.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião