Balanços da semana

Fed aprova distribuição de dividendos após 30 de junho

O Federal Reserve (Fed) informou nesta quinta-feira (24) que as maiores instituições financeiras dos Estados Unidos têm condições de resistir a uma recessão severa, abrindo caminho para o pagamento de dividendos e para a recompra de ações após 30 de junho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O Fed divulgou hoje seus resultados do teste de estresse anual, revelando que todos os 23 bancos no exame deste ano permaneceram bem acima dos níveis de capital mínimo exigido durante uma hipotética desaceleração econômica.

No ano passado, o Banco Central americano havia limitado o pagamento de dividendos e proibido as recompras de ações, sob a justificativa de que seria necessário conservar o capital dos bancos durante a crise causada pela pandemia do coronavírus (covid-19).

No Brasil, por sua vez, o Conselho Monetário Nacional (CMN) também determinou no ano passado que os bancos e demais instituições financeiras não poderiam distribuir dividendos aos acionistas acima do mínimo obrigatório.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Dirigente do Fed vê alta de juros em 2022 e defende debate sobre ‘tapering’

O presidente da distrital de Atlanta do Federal Reserve (Fed), Raphael Bostic, disse nesta quarta-feira (23) que antecipou sua previsão para o início do ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos. Ele agora prevê uma elevação da taxa básica de juros no fim de 2022 e outras duas em 2023.

Com direito a voto nas reuniões deste ano do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), Bostic também afirmou que o Fed está perto de atingir os “requisitos” para o “tapering”, como é chamado o processo de redução das compras de ativos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Na visão dele, vários meses de dados “fortes” de emprego podem abrir as portas para a retirada de estímulos, já que, segundo ele, o desempenho do mercado de trabalho é o que mais pode impulsionar o “tapering”.

Bostic considerou “totalmente apropriado” debater as perspectivas para a redução de estímulos monetários. Ele também ressaltou que é a favor de concluir o “tapering” antes de começar a elevar os juros.

O dirigente do Fed projeta um crescimento de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA em 2021 e estima inflação em 3,4% e desemprego de 4,5% este ano. Bostic ainda disse que não acredita que haja uma “bolha” no mercado imobiliário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião