Facebook adotará trabalho remoto permanente, diz Zuckerberg

O presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, comunicou aos funcionários nesta quinta-feira (21) que estenderá o regime de trabalho remoto permanente, mesmo após o relaxamento da medidas de isolamento social.

O fundador da gigante de tecnologia norte-americana afirmou, em chamada com a empresa, que começará a “implantar agressivamente a contratação remota”. Segundo Zuckerberg, a expectativa é que cerca de metade dos funcionários do Facebook trabalhem remotamente dentro dos próximos 5 a 10 anos.

O anúncio do CEO da rede social digital é uma das medidas mais significativas de implementação do trabalho remoto até o momento. Na última quarta-feira (20), a companhia havia informado que iria limitar a ocupação de seus escritórios a 25%.

Para os empregados atuais, o Facebook adotará uma abordagem mais calculada, baseando-se em sua função e em seu desempenho. Dessa forma, a empresa estipulará o prazo de 1º de janeiro de 2021 para a equipe atualizar a companhia sobre sua posição.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Atualmente, a empresa baseada em Menlo Park, no Vale do Silício, apresenta cerca de 50 mil funcionários. Nesse sentido, a medida aumenta a diversificação geográfica do setor de alta tecnologia para longe da região, onde costumam ficar concentrado.

Facebook vai construir três novos hubs em 2020

A companhia reafirmou que irá construir três novos hubs neste ano, localizados em Atlanta, Dallas e Denver. A ideia é providenciar lugares para trabalhadores remotos poderem se reunir ocasionalmente.

“Estes não são necessariamente escritórios”, afirmou Zuckerberg. “A ideia para esses hubs é que queremos criar uma escala. Queremos focar a energia de recrutamento em algumas cidades onde podemos chegar a centenas de engenheiros”.

Saiba mais: Facebook cancela 9,6 milhões de postagens no 1T20

O CEO do Facebook também previu algumas economias no que consta imóveis, alimentação e mão-de-obra, visto que os pacotes de remuneração serão ajustados, no caso de os funcionários do Facebook optarem por morar um localidades com custo de vida menor. A empresa oferecia, há pouco tempo, um benefício de US$ 15 mil (cerca de R$ 83,7 mil) para se mudarem para perto da sede do companhia.

Por outro lado, segundo Zuckerberg, os efeitos da sobre as despesas ainda não são claros. Isso acontece em razão do surgimento de custo adicionais para o Facebook, ligados a viagens e tecnologias relacionadas à instalação de equipamentos necessários para o trabalho em casa.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião