Ex-analista do Goldman Sachs é banido pela Finra por insider trading

O ex-analista de pesquisa do Goldman Sachs, Brian Maguire, foi banido pela Autoridade Regulatória da Indústria Financeira dos Estados Unidos (Finra, na sigla em inglês), após a agência identificar o uso de informação privilegiada (insider trading) pelo profissional. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Segundo a agência, Maguire praticou insider trading  quando comprou ações após saber que um colega estava atualizando sua recomendação para os ativos em relatórios de pesquisa que ainda não eram públicos.

“O uso de informações privilegiadas por profissionais do setor de títulos corrói a confiança do público em nossos mercados de capitais“, afirmou a vice-presidente executiva e chefe do Departamento de Fiscalização da Finra, Jessica Hopper.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com Hopper, a agência regulatória utiliza ferramentas sofisticadas de vigilância para detectar e corrigir condutas “impróprias”.

Em comunicado, a Finra ressaltou que a lei federal americana proíbe a compra ou venda de um ativo de qualquer emissor com base em informações que não sejam públicas.

“A Finra constatou que, em abril de 2020 e junho de 2020, Maguire comprou ações de duas empresas em contas não divulgadas depois de receber informações não públicas relevantes”, disse a agência.

Segundo a Finra, o relatório do Goldman Sachs alterava a recomendação para essas ações de “neutra” para “compra”. O profissional, então, comprou os papéis antes que o relatório fosse divulgado.

O que é Insider Trading

O Insider trading é o uso de informações privilegiadas para obter lucros e vantagens no mercado financeiro. Ele acontece quando alguém tem acesso a algum fato relevante ou informação antes do restante dos investidores, e utiliza tal informação para negociar ativos no mercado e lucrar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O Insider Trading costuma ser praticado por pessoas que trabalham diretamente em uma companhia listada na Bolsa. Ou seja, funcionários, administradores, conselheiros e demais prestadores de serviço.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião