Colapso do Evergrande é o maior teste para o sistema financeiro da China; entenda por quê

As atenções mercado financeiro estão voltadas para a Evergrande, a gigante imobiliária da China que anunciou possibilidade de calote.

À CNBC, o economista-chefe da Capital Economics para a Ásia, Mark Williams, afirmou que “o colapso da Evergrande seria o maior teste que o sistema financeiro da China enfrentou nos últimos anos.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Além disso, os efeitos do calote da Evergrande poderiam ir além das fronteiras chinesas, alcançando outros mercados, frente ao tamanho da companhia, de acordo com analistas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

A Evergrande é a segunda maior incorporadora imobiliária da China em vendas, mas também é a mais endividada do mundo, com uma dívida de US$ 300 bilhões. Desde junho deste ano as vendas da companhia vêm caindo e, na última terça-feira (14). a companhia anunciou, em comunicado enviado à Bolsa de Valores de Hong Kong, que esse declínio deve continuar durante setembro.

No documento, a Evergrande culpou “reportagens negativas” da imprensa pelo desempenho ruim no período – em que concorrentes do ramo imobiliário tiveram o resultado oposto, de alta nas vendas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Cita ainda que contratou uma equipe para “avaliar a estrutura de capital do grupo e explorar todas as soluções viáveis para aliviar o problema de liquidez atual”.

Fluxo de caixa da Evergrande está pressionado

Contudo, a  empresa explicou que, se o declínio nas vendas continuar, pode levar a uma “contínua deterioração da coleta de dinheiro pelo Grupo, o que, por sua vez, colocaria uma enorme pressão sobre o fluxo de caixa e a liquidez da companhia.”

Nesse cenário de liquidez pressionada, a classificação da companhia foi rebaixada por agências de classificação de risco.

Caso o colapso da Evergrande se espalhe, os principais afetados seriam bancos, comparadores de casas, investidores a também os fornecedores.

O sistema de financiamento chinês sentiria o impacto, já que grande parte dos empréstimos tomados pela companhia foram de bancos chineses. Uma pressão no setor de financiamento poderia frear atividades.

O minério de ferro também fica pressionado com esse cenário de possível calote da Evergrande, uma vez que a construção civil é um dos grandes vetores de procura pelo aço.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião