EUA se preocupam com impacto da alta no preço dos imóveis

O governo dos Estados Unidos se mostrou preocupado com o impacto que o aumento de preços dos imóveis tem na acessibilidade habitacional. Em coletiva de imprensa nesta terça-feira (25), a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki afirmou que “Reiniciar a economia vai produzir alguns solavancos. Estamos monitorando de perto”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em abril, as vendas de imóveis novos nos Estados Unidos sofreram queda de 5,9%, na comparação com março, para uma taxa anual sazonalmente ajustada de 863 mil unidades, segundo dados publicados nesta terça-feira pelo Departamento do Comércio do País.

Analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam queda de 6,1% no período, a 959 mil unidades.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ao mesmo tempo, as vendas de março foram revisadas para baixo, de 1,021 milhão para 917 mil unidades.

Na visão da Oxford Economics, a alta dos preços das residências está afetando as vendas. A consultoria britânica espera que essa tendência se mantenha no restante de 2021.

No Brasil, alta do preço de materiais pode frear ritmo de novos imóveis

Já aqui no Brasil, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), alerta que o forte aumento do custo dos materiais de construção pode acabar freando o ritmo de novos empreendimentos imobiliários, que vem batendo recordes de vendas.

Durante os três primeiros meses do ano, 57,1% das companhias do setor apontaram a falta ou o alto custo dos insumos como principal problema.

“Salta aos olhos como as empresas de construção estão tirando o pé do acelerador. Quando começa a haver aumentos de preços de unidades na planta, isso é um balde de água fria para as pessoas. Não sei como será daqui para frente”, diz José Carlos Martins, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O executivo lembra que as companhias venderam muitos imóveis na planta no ano passado, travaram o preço nos financiamentos contratados e, agora, precisam construir com custo mais elevado. “Se o custo aumenta, o empresário precisa absorver na margem. A incerteza continua grande e um imóvel não é um produto para entregar amanhã – são dois ou três anos para construir”, completa.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião