Estou usando hidroxicloroquina diariamente, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta segunda-feira (18) que está tomando hidroxicloroquina diariamente há uma semana. O mandatário salientou que está tomando um comprimido do remédio por dia contra o coronavírus (covid-19).

A hidroxicloroquina é um remédio utilizado para o tratamento de lupus e malária. Segundo alguns médicos a droga poderia ser um tratamento preventivo contra o coronavírus. Entretanto, ainda não há estudos definitivos sobre a questão que apontem a validade desse medicamento.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais!

Falando com jornalistas, o presidente norte-americano salientou também que não teve qualquer sintoma da covid-19 até ao momento. “Zero sintomas”, declarou Trump, lembrando como seus testes deram negativo.

O mandatário declarou que não acredita ter sido contagiado pelo coronavírus, mesmo se muitos funcionários da Casa Branca e seus assessores foram contaminados pelo vírus.

O mandatário também confessou que, além da hidroxicloroquina, está tomando zinco. “Porque tomo? Porque penso que é bom. Ouvi muitas histórias boas”, declarou Trump.

Os Estados Unidos são o país mais afetado pela pandemia de coronavírus, com mais de 1,5 milhão de casos confirmados e mais de 90 mil mortos. Os dados foram divulgados pela Universidade Johns Hopkins.

Polêmica sobre a hidroxicloroquina no Brasil

No Brasil o uso de hidroxicloroquina se tornou o centro de uma forte polêmica entre o presidente Jair Bolsonaro, que chegou a levar o remédio e uma reunião do G20, e seus opositores.

Saiba mais: Coronavírus: Nelson Teich pede demissão do Ministério da Saúde

Dois ministros da Saúde se demitiram no último mês por causa de discordâncias com o presidente sobre a questão. Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich saíram do governo por não concordar com o uso da hidroxicloroquina. Atualmente, o uso da droga é permitido no Brasil, mas apenas sob forte controle médico e avaliando caso a caso a condição de cada paciente.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião