Grana na conta

Esteves Colnago aceita assumir posto de Bruno Funchal na Secretaria do Tesouro e Orçamento, diz CNN

O ex-ministro do Planejamento e hoje secretário da Assessoria Especial de Relações Institucionais do Ministério da Economia, Esteves Colnago, aceitou assumir o cargo de secretário de Tesouro e Orçamento da pasta no lugar de Bruno Funchal, quem pediu exoneração na noite de quinta-feira (21). A informação é da CNN Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com o site da emissora, Esteves Colnago foi o principal atuante no meio campo entre o Ministério da Economia e o Congresso e era apontadora desde a noite anterior como o sucessor natural de Bruno Funchal.

A equipe econômica do ministro Paulo Guedes destacou que o economista tem perfil técnico e fiscalista. Manterá as premissas do governo federal no trabalho por reformas a fim de por panos quentes no noticiário apimentado dos últimos dias, salientou.

Esteves Colnago substituirá Bruno Funchal após debandada

Na noite de quinta-feira, o Ministério da Economia comunicou os pedidos de exoneração dos secretários Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt, por motivos pessoais.

A secretária especial adjunta do Tesouro e Orçamento, Gildenora Dantas, e o secretário adjunto do Tesouro Nacional, Rafael Araujo, também pediram exoneração.

Bruno Funchal e Jeferson Bittencourt haviam se manifestado contrários a quaisquer medidas que flexibilizem o teto federal de gastos, seja para renovar o auxílio emergencial, seja para ampliar o Bolsa Família e criar o Auxílio Brasil.

Assumiram os cargos em abril, após a saída do secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues. Semanas depois, a Secretaria Especial de Fazenda mudou de nome e passou a chamar-se Secretaria Especial de Tesouro e Orçamento.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em 2017 e 2018, Funchal foi secretário de Fazenda do Espírito Santo e um dos responsáveis pelo processo de ajuste das contas públicas promovido pelo estado. Desde o início do governo atual, integrava a equipe da Secretaria Especial de Fazenda como diretor de programa, sendo um dos técnicos responsáveis para elaboração do novo marco fiscal.

Em junho de 2020, Funchal assumiu a Secretaria do Tesouro Nacional, de onde saiu para assumir a Secretário Especial de Tesouro e Orçamento. Servidor de carreira do Tesouro Nacional, Bittencourt ocupou cargos de coordenador e de subsecretário, antes de comandar o órgão.

A escolha para substituir Jeferson Bittencourt na Secretária do Tesouro Nacional ficará a cargo de Esteves Colnago. A alternativa ainda não tem nome.

(Com Agência Brasil)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião