Guide: ações de estatais como Banco do Brasil (BBAS3) correm risco de cair após as eleições

As estatais brasileiras devem sentir menos o impacto das eleições do que em anos anteriores no Brasil. Contudo, a forte performance das ações estatais em 2022 indica pouco espaço para alta em caso de um cenário positivo pós-eleições. E bastante espaço para quedas em caso negativo. É o que afirmam os analistas da Guide Investimentos, em relatório divulgado nesta terça-feira (13).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Analisando o comportamento do Ibovespa nas eleições de 2014 e 2018, os analistas da Guide concluem que o índice atualmente está “no meio do caminho” entre os dois outros pleitos, mas que as estatais acumulam desempenho melhor do que as eleições anteriores — e, quanto maior a subida, maior a queda. É o caso do Banco do Brasil (BBAS3), Cemig (CMIG4) e Petrobras (PETR4).

Segundo Fernando Siqueira, Victor Beyruti e Rafael Pacheco, a relação risco-retorno para empresas estatais “parece ruim” hoje, dada a proximidade das eleições e “diversas declarações de alguns candidatos no sentido de rever a atuação das empresas estatais”.

No dia 17 de agosto, ex-presidente e primeiro colocado nas pesquisas Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ser preciso “enquadrar” o Banco do Brasil para que a estatal aja como um “banco público”, e que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deveria “deixar de fazer empréstimos” a grandes empresas e se dedicar a emprestar a pequenos e médios empresários.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“O Banco do Brasil (BBAS3) parece melhor se mantiver orientação governamental. Se não tiver orientação, a burocracia do Banco do Brasil pensa como banco privado. É preciso que a gente enquadre o Banco do Brasil e vamos rodar com o objetivo de fazer com que os bancos públicos virem bancos públicos”, disse Lula.

O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teve trajetória polêmica com sua relação com a Petrobras (PETR4). Durante sua gestão, Bolsonaro trocou o comando da estatal quatro vezes.

Quando o general Joaquim Silva e Luna estava no comando, o presidente dirigiu ataques diretos a ele e sugeriu que havia interesses de Luna e dos sócios majoritários da empresa na alta do preço dos combustíveis.

Bolsonaro também chegou a dizer que a obtenção de lucros por parte da empresa em meio ao elevado preço nas bombas era um “estupro”.

Guide está cauteloso com estatais

“Já antecipando este risco, deixamos BB de fora de nossa Carteira Valor em setembro, apesar de ver o banco estatal como tendo os melhores resultados e valuation ainda descontado”, afirmaram os analistas.

Ações d a Petrobras (PETR4) acumulam alta de 5,36% desde o início de 2022. As da Cemig (CMIG4), de 18,62%. O Banco do Brasil (BBAS3) teve avanço de 39,56%. “Acreditamos que faça mais sentido esperar um momento melhorar para aumentar posições em empresas estatais“, dizem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião