Seguro-desemprego: número de novos pedidos cai pouco nos EUA, mas anima

O Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgou que, na semana encerrada no segundo dia de janeiro, 787 mil americanos fizeram seus pedido iniciais por seguro-desemprego. Na última divulgação, 790 mil pessoas haviam entrado com o processo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A diferença de apenas três mil para a semana passada é pequena e sugere que não houve um grande avanço no número de contratações.

Em compensação, os pedidos de seguro-desemprego continuados caíram 126 mil na comparação com a última semana, atingindo 5,07 milhões. O número total de pessoas recebendo benefícios também diminuiu, com baixa de cerca de 420 mil pessoas, indo para 19,2 milhões.

Além disso, os novos pedidos de seguro-desemprego vieram aquém do esperado. A projeção de analistas, tanto os escutados pelo Wall Street Journal quanto os da Dow Jones, era de que 815 mil pessoas entrariam com novos requerimentos pelo benefício.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Pessimismo em relação ao número de pedidos de seguro-desemprego se dá por alta nos números da covid-19

O pessimismo de alguns em relação aos números do seguro-desemprego nos EUA está atrelado ao recente avanço da covid-19 no país. Nos últimos dois dias, por exemplo,  houve um número recorde de mortes causadas pela doença no país, com 3,8 mil pessoas morrendo apenas na quarta.

Os pedidos de seguro-desemprego continuam altos na comparação com os níveis pré-covid e, recentemente, seus números subiram um pouco por conta do aumento dos casos em alguns munícipios e estados.

Amanhã, é esperado que o Departamento de Trabalho americano divulgue, segundo estimativas da Dow Jones, que o país criou apenas 50 mil vagas no fim de 2020. A taxa de desemprego, segundo as mesmas projeções, deve ficar em 6,8%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Quarto trimestre deve ter desempenho considerável

Mesmo com a queda nas contratações, o quarto trimestre de 2020 deve apresentar um resultado consolidado com crescimento considerável.

Entre as estimativas mais positivas, como do Federal Reserve de Atlanta, há a expectativa de que a economia americana cresça em 8,9% no último trimestre de 2020, por conta do aumento do consumo e de investimentos.

A média móvel de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos para as últimas quatro semanas está em 818.750, e, aparentemente, em tendência de baixa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião