À espera do Copom, Ibovespa sobe 1,57% impulsionado por ações de commodities

Pouco antes do anúncio da decisão do Comitê de Políticas Monetárias (Copom), o Ibovespa hoje encerrou em alta de 1,57%, a 119.564,44 pontos, empurrado pelo setor de commodities, o qual possui peso relevante do índice acionário.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Novas valorizações dos preços do petróleo e do minério de ferro no exterior voltaram a fazer a cotação de empresas expostas aos produtos. Petrobras (PETR4) e Usiminas (USIM5), por exemplo, subiram mais de 4% no pregão desta quarta-feira (5).

Por sua vez, a Gerdau (GGBR4) e Gerdau Metalúrgica (GOAU4) lideraram as altas do Ibovespa hoje, avançando ambas quase 6%, depois dos números trimestrais recordes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O destaque negativo ficou com a Localiza (RENT3), depois da divulgação dos resultados do primeiro trimestre de 2021 mais fracos.

Os investidores ainda aguardam a decisão do Copom. De acordo com levantamento da XP Investimentos, a “expectativa unânime dos gestores” é de que o Banco Central (BC) eleve novamente a taxa básica de juros (Selic) em 0,75 ponto percentual, ao patamar de 3,50% ao ano.

Segundo João Beck, sócio da BRA, na última ata, a autoridade monetária usou uma expressão de normalização parcial da taxa Selic. Isso deixou muita gente incomodada porque não ancorou expectativas da inflação como deveria.

“O mercado espera que o Banco Central mude essa frase para um ajuste que for necessário para ancorar as expectativas de inflação. Isso daria uma sinalização bem mais forte e ancoraria melhor as expectativas de inflação”, avaliou o especialista.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além disso, ainda no cenário interno, o mercado ficou atento ao depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich na CPI da Covid, bem como na dissolução da comissão mista da Reforma Tributária pelo presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira.

Última cotação do Ibovespa

De forma distinta ao Ibovespa hoje, o índice acionário encerrou as negociações na última terça com uma queda de 1,26%, a 117.712,00 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião