Eletrobras (ELET3): nove dos dez membros do Conselho Administração pedem renúncia

A Eletrobras (ELET3) informou em comunicado ao mercado que nove dos dez membros do Conselho de Administração da companhia pediram renúncia nesta sexta (18).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

O Conselho de Administração é composto por 11 membros, mas uma das posições está atualmente vaga. Segundo a Eletrobras, a vaga ocupada por representantes dos empregados, que possui processo de eleição em separado, de acordo com o Estatuto Social da companhia, “não apresentou renúncia”.

O presidente da Eletrobras anunciou a renúncia somente para o cargo de conselheiro de administração, diz a Eletrobras.

“Os conselheiros que renunciaram permanecerão no cargo até a posse dos novos conselheiros, que deverão ser eleitos em Assembleia Geral Extraordinária (AGE)”, acrescenta a Eletrobras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Os conselheiros explicam em carta: “Trata-se de boa prática de governança corporativa e de justiça social, que os atuais conselheiros se orgulham em cumprir – o que permitirá à Eletrobras estabelecer um novo cenário na composição do seu Board aderente à sua atual realidade jurídica e acionária.”

E concluem: “A desestatização da companhia trará novas oportunidades de investimento e de expansão de suas atividades. Resta ao Conselho de Administração, após profundas e efetivas contribuições ao processo, propiciar que a nova composição societária – definida sem a figura de um acionista controlador – venha a formatar um novo colegiado.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Os conselheiros que iniciaram o mandato em abril de 2021 e que pediram a renúncia são Ruy Schneider, Marcelo de Siqueira Freitas, Bruno Eustáquio de Carvalho, Ana Carolina Marinho, Jeronimo Antunes, Ana Silvia Corso, Felipe Villela Dias e Daniel Alves Ferreira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eletrobras tem rating BB- confirmado depois de sua privatização

A Eletrobras teve seu rating BB- confirmado pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s na escala internacional. No cenário nacional o rating é brAAA/brA-1+ Estável. Além disso, a avaliação do stand-alone credit profile também é em BB-.

Além disso, a Fitch Ratings também reafirmou os ratings da empresa de longo prazo em BB-. Do mesmo modo, confirmou a escala nacional em AA (bra) e a avaliação do stand-alone credit profile (SACP) em BB-. Com a capitalização da Eletrobras, reduziu-se o vínculo entre o governo federal e a companhia, o que também colaborou para a mudança no rating de BB- Negativa para BB- Estável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Marco Antônio Lopes

Compartilhe sua opinião